As 3 dicas essenciais que você deve saber para começar um projeto de steel frame

As 3 dicas essenciais que você deve saber para começar um projeto de steel frame

O artigo de hoje é em especial para responder a pergunta que recebi do Robson, um engenheiro lá de Santa Catarina que está com dúvida sobre o dimensionamento dos perfis de uma obra. Por isso, vou explicar e mostrar os três principais passos para você começar um projeto de Steel Frame.

Com relação à segurança, os perfis do projeto de steel frame são dimensionados para cada caso em especial ou se usa padronizado?

O projeto de steel frame é como qualquer outro tipo de projeto, portanto, você deve sempre seguir alguns padrões.

Dica 1: levantamento do peso total da estrutura do projeto de steel frame

O primeiro padrão e a primeira dica para você que quer começar é: você deve fazer o levantamento de todos os esforços e os carregamentos da sua obra. Isso quer dizer que você deve analisar todas as sobrecargas que estarão naquele projeto em especial, ou seja, se é uma sobrecarga de residência, de escritório, de  escola, de hospital, de cinema ou outros. Cada tipo de ocupação vai gerar uma sobrecarga diferente no seu projeto.

Além disso, você também deve analisar o peso próprio (PP) da estrutura que é composto pelos materiais que geram peso e podem ser:


  • O tipo de telha que será usada na obra.
  • O tipo de laje escolhida.
  • A espessuras dos materiais de fechamento.
  • Outros

A partir disso você vai definir o peso completo da estrutura.

Lembrando que isso é feito em qualquer tipo de obra, seja ela de concreto, de aço, ou de qualquer outro tipo.

Dica 2: mapeamento dos esforços da estrutura

A segunda dica é: fazer um mapeamento dos esforços. 

Em projetos de steel frame não existem pilares e vigas, como no sistema tradicional, mas existem paredes estruturais e um “sistema linear distribuído”. Ou seja, cada elemento da parede pega um pouco da carga total.

Então, você terá toda a carga da estrutura distribuída nas paredes. Diferentemente dos sistemas de laje e dos sistemas de telhado, não trabalhamos com mapeamento nos quatro sentidos da estrutura, mas sim unidirecionalmente, já que a carga é sustentada apenas em uma direção.

A partir disso você irá definir em que sentido está a distribuição das cargas da sua estrutura e, só então, você vai montar o mapeamento da distribuição das cargas e ver como a estrutura está carregada. 


Leia também!

O que você não sabe sobre projetos de steel frame
Faça mudanças na parede de steel frame sem comprometer o projeto estrutural
Quais são as formas de pagamento de obras com o sistema steel frame?


Dica 3: dimensionar os carregamentos de forma isolada

A terceira e última dica é pegar todo o carregamento de determinado ponto do projeto de steel frame, dos elementos e dimensionar eles isoladamente.

Sendo mais específica, você verá a quantidade de carregamento que está sendo exercido a cada metro, a cada perfil ou a cada 60cm, e verá qual é o esforço que está naquele elemento em específico. Descobrindo o esforço do elemento (que provavelmente poderá ser o montante) você poderá dimensioná-lo utilizando a Norma NBR 14.762 de dimensionamento de cálculo estrutural no Brasil.

Seguindo a norma 14.762 você poderá pegar ela e fazer os cálculos do seu projeto de steel frame. Não existe um padrão que deva ser utilizado, o único padrão basicamente vai ser utilizar os perfis que tem no mercado, que são os perfis de 90 e de 140 com as espessuras 080, 095 e 1,25, que são os mais comuns. 

O padrão é basicamente o perfil, mas você precisará dimensionar para saber qual perfil vai resistir ao seu carregamento. 

Quer aprender a projetar qualquer tipo de obra com steel frame?

Você já deve saber que em mercado construtivo o que fala mais alto é a velha guerra dos preços mais baixos…
E o resultado disso são sempre os mesmos:

⦁ Alta concorrência e dificuldade de fechamento de projetos
⦁ Preços baixos e lucros que despencam a cada dia
⦁ Estagnação e dificuldade de crescimento

Sair dessa realidade é possível quando você encontra um novo mercado ainda mais promissor, ainda mais lucrativo e que a grande maioria dos profissionais ainda não prestou atenção. Este mercado existe e se abre hoje com as construções de Steel Frame com obras limpas, rápidas e altamente lucrativas.


E se você quer ser um dos primeiros a aproveitar essa grande oportunidade, o Desmistificando Projetos de Steel Frame (DPS) pode te ajudar.

https://youtu.be/P1WS9p17ww0