A verdadeira história sobre as obras feitas com sistema steel frame

A verdadeira história sobre as obras feitas com sistema steel frame

Além de saber construir bem o sistema steel frame, você também precisa conhecer a fundo a história dele, ainda mais para conseguir transmitir segurança, firmeza e certeza de que você entende do assunto, para a pessoa que você está oferecendo o seu trabalho.

O seu cliente precisa ter a segurança de saber que você domina o sistema steel frame, e isso pode até te ajudar a começar a vender um pouco melhor. Contando a história do Steel Frame você consegue passar uma segurança bem maior para os seus clientes e dá uma grande ajuda para alavancar as suas vendas.

O sistema steel frame surgiu muito antes do que você pode imaginar

De forma conceitual, o Steel Frame é a evolução do Wood Frame, que foi um sistema desenvolvido durante a época da colonização, por volta de 1933. O Wood Frame teve início principalmente na Europa, nos Estados Unidos e no Canadá, e naquela época essa era uma das construções mais baratas do que os demais modelos de construção da época.

Ao longo dos anos, com a evolução da construção civil, as pessoas começaram a pensar em maneiras para a otimização do wood frame. Foi então que nos anos 90, na Feira de Construção Internacional de Chicago, a primeira casa de Steel Frame foi apresentada, na qual lançaram uma construção parecida com a sua antepassada, porém, desta vez, com os perfis construídos em aço.

Como se trata de uma carga bem distribuída em vários perfis, o aço escolhido foi o aço de chapa fina, não precisavam ser perfis pesados, apesar de já existirem construções com esse tipo de estrutura naquela época.

Porém nesse período, o aço ainda não era tão abundante e tão disponível assim, principalmente pelo período que o mundo vivia, que eram os períodos da Primeira e da Segunda Guerra Mundial. Nessa época, a maioria do aço era produzido com fins de utilização na guerra, para produzir armas e equipamentos. O aço era muito mais utilizado pela indústria Militar do que pela indústria de construção.


Leia também!

É possível fazer obras com steel frame em locais de maresia e ventos fortes?
É possível pendurar coisas pesadas em uma parede de steel frame?
Os maiores erros que todos cometem ao construir com steel frame


O sistema foi uma das construções mais famosas pós guerra

Foi após a Segunda Guerra Mundial, quando a indústria militar não usava mais tanto o aço e a destruição em massa causada pelas guerras deixou milhares de pessoas sem moradia, que ocorreu o Boom do Steel Frame, tanto nos Estados Unidos quanto no Japão, países que são as principais referências quando falamos em revolução na construção civil no mundo.

Nos Estados Unidos as pessoas tinham muito aço, a indústria militar e de armas não tinha mais essa demanda e, por isso, o preço do aço acabou caindo, portanto, existia aço em abundância. Por esse motivo começou a se construir com steel frame, e até o final da década de 90, 25% de todas as novas casas que estavam sendo construídas ou reconstruídas eram feitas de Steel Frame.

No Japão, as construções e madeiras sempre foram muito tradicionais, mais do que na Europa e nas Américas, porém, com os resultados da guerra e o grande número de incêndios vinculados a essas consequências, a maioria das pessoas passou a optar pela reconstrução das casas utilizando o aço, e um dos motivos era justamente para evitar problemas com a disseminação do fogo pelas estruturas das casas. Após a Segunda Guerra o Japão precisava suprir a necessidade de construção de 4 milhões de habitações e o Steel Frame foi a solução adotada por esse país.

E depois da década de 90 em diante este sistema passou a ser tendência no mundo todo, e é assim até hoje. A cada dia que passa as pessoas estão começando a ver mais e mais que o Steel Frame é realmente a melhor opção de construção de habitações e outros tipos de construção.