Quer entender e aprender os primeiros passos para construir? Neste artigo te explicarei as principais etapas da montagem das estruturas e te ensinarei o passo a passo inicial para a montagem de uma construção inteligente.

Aprenda-a-construir-STEEL-FRAME-na-prática

Os perfis engenheirados possuem vários cortes, furos e tamanhos diferentes. Além disso, eles vêm com pulsões, ou seja, marcas em cada uma das peças para distinguir as etapas do projeto onde eles serão montados. Esse tipo de perfil é produzido por uma máquina com sistema CNC que corta do tamanho exato para o que você precisa, evitando desperdícios, medidas erradas e perdas na obra.

É muito comum que os perfis engenheirados sejam transportados para o canteiro de obra em amarrações (conjuntos) de peças separadas por etapas. Por exemplo, se a amarração de perfis têm escrito “TES”, o conjunto formará uma tesoura.

Uma dica importante quando você for trabalhar em uma obra que terá esse tipo de perfil e ele não vier totalmente montado, compondo as treliças, tesouras e painéis, é não sair cortando todas as amarrações, mas sim abrindo aos poucos e montando. E por que isso é tão importante?

As obras de steel frame são famosas pela organização e agilidade, então, se você desamarrar todas as peças e misturar não terá como saber o que é o que, e tentar separar tudo de novo vai tomar muito do seu tempo e da sua equipe. Tempo é dinheiro!

Para mostrar melhor como fazer essa primeira etapa, desmontei um dos conjuntos amarrados que compõe uma tesoura de telhado. É muito fácil descobrir como se monta essa peça porque ela é feita em formato de triângulo, ou seja, a peça maior é a parte de baixo da tesoura, que também é chamado de banzo inferior.

As outras duas peças maiores são a parte superior da tesoura, a que faz a inclinação, e é chamada de banzo superior. Já as peças menores são as diagonais.

Qual a diferença entre o steel frame engenheirado para o tradicional?

No caso do engenheirado a maioria das máquinas que produz o material do steel frame não trabalha com guias, mas sim com montantes com recortes nos “lábios” das peças que são feitos para o encaixe de outros montantes.

Uma dica para construir steel frame, por exemplo, nas tesouras, a menor peça sempre ficará no final do montante e basta encaixá-la. Para terminar de montar basta seguir a lógica de uma escada, a menor peça na ponta, depois outra peça um pouco maior que a primeira, depois outra peça maior que a segunda e depois outra maior que a terceira.

Outra dica legal para quem está iniciando: se as peças não estão encaixando, você pode usar um martelo comum ou de borracha para bater de leve nas pontas das peças para que encaixem com maior facilidade. O aço do steel frame, por ser estrutural, não é tão mole quanto o de drywall, por isso a dificuldade de encaixar tudo no lugar certo é bem comum, mas rápido de resolver.

Depois que encaixar as diagonais no banzo inferior, o próximo passo é encaixar o banzo superior nas mesmas diagonais já presas, terminando de formar o triângulo. Terminando todo o encaixe, é hora de parafusar todos os encontros dos perfis para deixar a estrutura da tesoura rígida.

Para parafusar, basta usar uma parafusadeira e prender os parafusos em todas as marcações que já estão pré feitas. Basta olhar onde há marcação de furo e começar a fixar.

Existe parafuso certo para parafusar steel frame?

Sim! Isso é muito importante, existem parafusos com diferentes diâmetros e quanto maior a bitola mais resistente ele será. Mas não pode usar qualquer tipo de parafuso, ele tem que ser ideal para construção em steel frame! Sempre tenha por perto o parafuso tipo broca e o parafuso tipo agulha, assim, se a sua peça estiver sem furo você pode usar um para criar a furação e encaixar o correto logo em seguida.

Qual o passo a passo para montar os painéis de paredes?

Não tem mistério para construir steel frame, principalmente nos painéis. Você vai usar o mesmo passo a passo da tesoura de telhado:

Importante: as peças que possuem cortes são as guias, elas possuem recortes nos lábios do perfil. Dificilmente você vai ver montantes de parede com esse tipo de recorte, porque quando um montante é recortado para encaixe ele perde parte de sua resistência original.

O travamento horizontal é a peça que diminui o comprimento de flambagem do painel, ou seja, evita que os perfis amassem ou criem “barrigas”. Ele é uma peça fundamental para a resistência da parede.

Viu como é fácil montar steel frame com passo a passo?

Eu tenho uma super dica para você:

Quer aperfeiçoar o que aprendeu comigo aqui? Então aproveite a oportunidade de participar de aulas na fábrica da GypSteel, as vagas para a Imersão de Steel Frame estão abertas! O curso é 90% prático e apenas 10% teórico e você aprende na prática como construir steel frame e montar uma casa de 52m² em apenas 3 dias!!!

Quer participar? Então clique no botão abaixo e escolha em qual turma quer participar.