Por Dama do Gesso | Arquiteta com mais de 13 anos de experiência .

Incêndios muitas vezes são a grande preocupação de algumas pessoas, por isso é importante você entender a relação do Steel Frame com o fogo. Afinal ele resiste ao fogo e a grandes incêndios?

A primeira coisa que você tem que entender com relação a incêndio é que existem dois tipos de sistema que ajudam na resistência ao fogo: a proteção ativa e a proteção passiva.


  • Proteção ativa: busca retardar e diminuir o incêndio. Existem soluções como o sprinkler, o extintor e luzes de emergência.
  • Proteção passiva: tem o objetivo de fazer a estrutura, a edificação resistir o máximo de tempo possível para as pessoas poderem evacuar o local em caso de incêndio.

Então são duas características diferentes.

O steel frame e a resistência ao fogo

E onde é que o Steel Frame se encaixa nisso e como é que funciona essa questão da resistência ao fogo quando a gente fala de estruturas de Steel Frame? 

O Steel Frame, por si só, é estrutura de aço, são perfis. Mas o aço não resiste ao fogo.

Normalmente, nesse tipo de sistema, existem pinturas especiais, espumas e as chapas de fechamento. Placas de gesso acartonado, placas cimentícias, placa de gesso com fibra de vidro. Elas se tornam o sistema de proteção da estrutura.

Quanto tempo o steel frame pode resistir a um incêndio?

A estrutura em si resiste muito pouco. Mas as placas de fechamento podem ter diferentes tipos de resistência que irão proteger o aço do fogo.

Essa variação é de material para material, ou seja, a composição, a espessura a densidade dele.

Por exemplo, uma parede de drywall resiste de 30, 45, 50, 120, 240 minutos, dependendo do tipo de placa aplicada.

E a mesma coisa acontece no Steel Frame. As placas fazem esse papel de proteger os perfis metálicos. 

Se você está acostumado com tintas que pintam os perfis ou então um material que parece uma espuma, saiba que também são revestimentos do perfil. A única diferença é que são revestimentos que você precisa ter a certeza do recobrimento total da superfície. A partir do momento que você trabalha com as placas aparafusadas na estrutura, essa preocupação diminui. Você torna essa proteção mais segura, mais eficiente e até mais ágil, mais veloz de ser feita.

Diversos sistemas construtivos utilizam as nossas placas de gesso acartonado, cimenticia, de gesso com fibra para poder revestir a estrutura e aumentar a resistência ao fogo.

Se outros sistemas usam o que o steel frame já tem, o sistema em si se torna muito mais excelente, muito mais eficiente.

Para você conseguir alcançar o desempenho desejado, que normalmente varia entre 30 e pode chegar até 240 minutos, você vai trabalhar com vários tipos de materiais com espessuras diferentes e composições diferentes sempre revestindo a estrutura.

Existe no mercado composições que atendem todos esses períodos de tempo intercalados de resistência ao fogo.

Me siga nas redes sociais:

Conheça nossa página no Facebook
Siga nosso instagram sobre steel frame
Veja mais conteúdos sobre steel frame