Por Dama do Gesso | Arquiteta com mais de 13 anos de experiência em construção a seco

Muitas pessoas têm dúvidas com relação à telhado, porque a quantidade de problema que é encontrada no telhado é enorme.

Nesse artigo você encontrará algumas informações básicas que precisa saber para passar segurança para o cliente de que na obra dele não vai ter problema nenhum com o sistema de fechamento do telhado dele. Vamos lá?

Como é feito o telhado?

Existem variados tipos de telhado. Os telhados inclinados podem ser feitos com tesouras, que é a solução mais usada. 

Em alguns momentos, você poderá construir com perfis simples, duplos ou perfil caixa. Em outras vezes, você usará treliças. 

Já quando a gente está trabalhando com um telhado plano, que são lajes impermeabilizadas, na grande maioria das vezes serão usadas treliças.

Treliça, se você não sabe, é uma estrutura retangular que possui várias diagonais, fazendo zig-zag. E são muito utilizadas em lajes planas, assim como as seções de perfis simples como as paredes.

Veja os diferentes tipos de seções e treliças aqui.

Soluções em sistema de cobertura

Existem diferentes soluções de perfis que podem ser usados no sistema de telhado. 

Todo o sistema de cobertura não é resumido apenas em tesouras e treliças, mas também perfis. E o que determina a utilização dos perfis é exatamente o carregamento, a telha, o vento e a solução de contraventamento.

O que é contraventamento?

São estruturas (sistemas) que ajudam na resistência da carga de vento que é pressionada na estrutura.

Existem sistemas de travamento (bloqueadores) com fitas de aço, chapas de aço e pedaços de perfil. São diferentes soluções que você usa para reforçar o telhado. 

O telhado de Steel Frame é muito parecido com os telhados de madeira tradicional, porque também executamos ele criando apoios para as telhas.

Em alguns estados do Brasil não se pode mais construir telhado de madeira. Muitas pessoas estão tendo que construir telhados com sistema de aço ou então algum outro sistema que não pegue fogo. E aí o Steel Frame está entrando forte.

Então fica uma dica de mercado para você dar uma olhadinha.

Me siga nas redes sociais:

Conheça nossa página no Facebook
Siga nosso instagram sobre steel frame
Veja mais conteúdos sobre steel frame