O que é light steel frame?

Estou aqui para ajudar você a atender melhor o que steel frame significa e fazer com que você saia desse artigo sabendo tudo sobre esse tipo de sistema construtivo.

O steel frame é uma solução estrutural para obras de construção a seco. O que diferencia esse tipo de sistema é que o seu “esqueleto” é feito a partir de perfis de aço especial, formados a frio e normalmente possuem uma seção que chamamos de U enrijecido.

O esqueleto é formado por esses perfis e esses mesmos perfis compõem elementos. Mas o que isso quer dizer?

Ele pode ser formado por painéis ou paredes, treliças de piso de laje (ou perfis simples para lajes), tesouras de telhado, pilares treliçados ou vigas. Ou seja, pode ser qualquer tipo de elemento que um projeto de arquitetura vá precisar. Esses perfis compostos criam um elemento que vai trazer soluções diferentes para o seu projeto arquitetônico.

Mas o que steel frame significa realmente?

Pode parecer complicado, mas a palavra vem do inglês e significa ESTRUTURA DE AÇO LEVE.

Light = leve
Steel = aço
Frame = estrutura

Ou seja, ele é um sistema de construção de aço leve. Existem outros modos para chamar o sistema como light steel framing, light gauge steel, steel frame, steel framing. LSF e por aí vai, mas todos se tratam do mesmo sistema.

O que há de mais importante nesse sistema?

Ele não é apenas uma estrutura, não é apenas o aço. Uma obra com esse tipo de sistema é composta por vários componentes ou subsistemas como a fundação, que é feita do mesmo modo que na alvenaria (isso não muda), nele existem subsistemas de isolamento térmico e acústico, onde são usadas as lãs de pet, vidro ou rocha, fechamento de paredes internas, feito com drywall (chapas de gesso acartonado) e externas (fachadas), lajes (que pode ser de três tipos: seca, mista e úmida), telhado e sistemas elétricos e hidráulicos.

Todos esses componentes fazem parte da sua estrutura, da concepção do seu projeto. Por isso é preciso ficar atento a todas essas etapas para o sistema trabalhar de maneira correta.

Quer participar de uma turma EXCLUSIVA de montagem de Steel Frame?

Então clica aqui embaixo para saber mais sobre a IMERSÃO DE STEEL FRAME:

Me siga nas redes sociais: