Construção-em-steel-frame-possui-vantagens-e-desvantagens

Quais as vantagens do steel frame?

#1: Industrialização do sistema

Todos os materiais utilizados em uma construção em steel frame podem e devem ser industrializados, porque não é indicado trabalhar com materiais artesanais em uma obra completamente industrializada (isso pode causar problemas de incompatibilização). Mas quais as vantagens do steel frame para as estruturas?

  1. Medidas padrões, assim você pode ter certeza que as peças vão vir com a medida correta para montar e instalar sem precisar de recortes ou adaptações.
  2. Garantia de qualidade de acabamento superior nas superfícies, ou seja, ao contrário da alvenaria onde pode acontecer que o reboco fique mais fino em alguns locais e em outros momentos fique mais grosso, em uma construção em steel frame não existe esse problema porque a superfície já vem com acabamento.
  3. Garantia do material pois todos os materiais do steel frame possuem um rígido controle de qualidade e de processo de execução. É uma garantia sistêmica que vai  fazer com que a sua estrutura de steel frame dure muito anos.
  4. Agilidade que o sistema industrializado vai trazer para sua obra, pois ele já vem fabricado e pensado em como vai acontecer a montagem e como será o resultado final.

#2: O aço do steel frame é melhor

Uma obra de aço possui um controle de qualidade e desempenho altíssimo, ou seja, os fatores de segurança de uma construção construção em steel frame são bem menores do que uma obra de concreto e isso te gera uma economia de dinheiro. Quanto menor o fator de segurança, menos material você vai gastar a mais.

Mas por que o fator de segurança pode ser menor?

Toda siderúrgica quando fabrica uma bobina de aço faz testes de escoamento do aço e da galvanização, garantindo que o aço está dentro das normas para ser utilizado. uma dica é sempre pedir a certificação do aço antes de comprar por esses motivos:

  1. O projetista precisa saber se está projetando em aço de 230, 275 ou 350, todos esses valores fazem diferença no projeto, pois esses números indicam a resistência do aço. Quanto maior for o valor, maior a resistência.

#3: Vantagens do steel frame: projetistas especializados

Atualmente já existem muitos engenheiros e arquitetos projetistas que sabem desenhar projetos para construção em steel frame, basta procurar com cuidado. Não esqueça que existem projetistas que apenas projetam e projetistas que projetam e dimensionam, e o dimensionamento das estruturas é a parte mais importante de uma obra de steel frame.

#4: Galvanização (ele NÃO enferruja!)

O que é a galvanização?

A galvanização é uma proteção que vem no perfil de aço da estrutura de steel frame que faz com que ele não enferruje, então quando dizem que o steel frame enferruja é mentira.

A proteção dos perfis no Brasil é feita a base de zinco 275, porém existe ainda quem faça perfis com proteção galvalume, que é feito de zinco com alumínio, mas não pode mais ser usado hoje em dia, pois está fora da norma. Você pode verificar a zincagem também no certificado do aço.

Há testes comprovados que uma estrutura de steel frame com perfis enclausurados podem durar até 1.000 anos. Quer garantia maior que essa?

#5: Leveza das estruturas

Como o próprio nome já diz, uma estrutura de steel frame é uma estrutura leve e que traz uma economia enorme para sua obra, porque:

  1. Gasta menos com a fundação.
  2. Gasta menos com mão de obra, pois necessita de menos equipes.
  3. Gasta menos com equipamentos pesados, porque normalmente uma construção em steel frame vai precisar apenas de andaime e uma grua ou guindaste.

#6: Disponibilidade no Brasil inteiro

Como o drywall já está presente e bem disseminado no Brasil, encontrar fechamentos para uma construção em steel frame vai ser mais fácil, pois usamos placas de gesso (com especificações diferentes). Existem muitos tipos de materiais para construção a seco pelo Brasil inteiro, basta procurar!

#7: Montagem fácil, rápida e sem mistério

Se você tem o projeto industrializado, bem projetado e leve a montagem vai se tornar muito mais rápida e fácil, porque o sistema é completamente montado e dificilmente há erros.

#8: Fogo (resistência a incêndios)

Existem muitas falácias com relação ao fogo e incêndios quando se trata de steel frame, mas o que muitos não sabem é que todos os materiais quando são fabricados passam por diversos testes de resistência ao fogo e todos os testes são homologados e certificados.

É possível saber com precisão quantos minutos cada material resiste ao fogo, ao contrário da alvenaria, onde não é possível saber qual a espessura de reboco para resistir a x minutos, não existe teste comprovando.

#9: Fácil de vender

Quer entrar para o ramo da construção à seco, mas não sabe como oferecer seu produto ao seu cliente?

Conheça o nosso curso O BOOM DO STEEL FRAME. Aprenda quais são as 20 táticas que me ajudaram a alavancar com meus negócios, me possibilitando ter mais de R$100 milhões em obras antes dos meus 30 anos.