Por Dama do Gesso | Arquiteta com mais de 13 anos de experiência em construção a seco

Olá! Mais um vez venho falar com você que tem curiosidade no mundo da construção à seco. Essas dicas vão te ajudar a entender como deve ser feita a montagem de uma estrutura de STEEL FRAME para poder otimizar a sua obra.

Tantos anos trabalhando no mercado da construção a seco me ensinaram algumas coisas que eu quero compartilhar com você.

O sistema de Steel Frame é muito mais rápido e fácil de trabalhar, isso você já sabe. Mas você sabe como otimizar esse seu tempo? Você sabe como transformar essa obra em uma obra mais eficiente?



Quer saber como?

Perfeito, então continue aqui… Vou te falar algo que poucas pessoas sabem.

Não adianta só você descobrir como montar o seu produto, nesse mercado você tem que ser um profissional completo.

Você precisa saber quais materiais irá utilizar e saber calcular quanto gastar, e em quantos dias você conseguirá entregar a obra pronta. 

É ótimo trabalhar com o perfil engenheirado porque ele é pensado para dar mais rapidez ao projeto. O perfil é elaborado em uma máquina com sistema CNC, onde ela corta as peças do jeito que você precisa na sua obra, evitando tanto o desperdício, como também erros nas suas medidas.

O perfil engenheirado vem em corte e amarrados por seções. Cada amarrado compõe um tipo de peça para ser estruturado.


Por exemplo:

Em um amarrado virão os perfis para treliças de piso, em outro os perfis para painéis de parede e assim em diante.

Uma dica que eu te dou é que se os perfis engenheirados não vierem pré-montados, não abra todos os amarrados de uma só vez, pois as peças podem se misturar, e assim você irá demorar para começar a montar, tirando a otimização da sua obra.

Como montar uma treliça de telhado?

Se você veio aqui com dúvidas sobre as montagens das treliças de telhado (TESOURAS), só posso lhe dizer que veio ao lugar certo, então preste atenção às dicas que eu vou te dar.


Primeiro, é importante saber os nomes das peças e suas funções para que seu trabalho fique mais fácil e rápido. Então eu vou te auxiliar nisso.

Para começar, você precisa entender que as tesoura, tem um formato de um “triângulo”. Esse “triângulo” é composto pelas seguintes peças.


  • BANZO INFERIOR, como o próprio nome já indica, ele fica na parte debaixo da estrutura.
  • BANZO SUPERIOR, que fica na parte de inclinação desse “triângulo”.

É importante você saber que os banzos vem com recortes nos lados para que haja o encaixe perfeito. A DIFERENÇA do Steel Frame ENGENHEIRADO para o TRADICIONAL é que a maioria das máquinas no engenheirado, não trabalham com guias, normalmente elas trabalham com montantes.


Já as peças menores serão as DIAGONAIS, elas ajudam na sustentação dos banzos. O legal dos perfis engenheirados é que eles já vem com os furos para o aparafusamento das peças.


Uma outra dica importante, e que é muito legal saber, é que às vezes você pode ter dificuldade para encaixar as peças umas nas outras, quando isso ocorrer, você pode utilizar um martelo de borracha, que não irá danificar o seu perfil.


Quando tudo estiver encaixado, você poderá começar a fazer o aparafusamento da sua estrutura de treliça de telhado. É essencial o uso de parafusos que sejam para Steel Frame, pois o aço não é nada se não tiver algo interligando ele, na verdade o que vai tornar a estrutura mais segura será o parafuso.


Os parafusos que existem para a montagem do Steel Frame são os de 4.2 mm / 4.8 mm / 5.4 mm. Quanto maior a bitola do parafuso, mais resistente ele será. Mas para você ter a noção do porquê que é essencial ser os parafusos específicos, o menor parafuso (4.2 mm) pode resistir até a 280 Kg.


Uma dica legal é que os melhores parafusos para a montagem dos perfis são os parafusos PONTA BROCA ou PONTA AGULHA, pois se durante a fabricação houver erro nas furações, com esses parafusos, você consegue abrir os furos.


Se quiser saber mais um pouquinho sobre esse assunto, clica no link aqui embaixo para ter acesso ao nosso vídeo do YouTube!



Mas e a montagem dos painéis de parede, como faz?

A montagem dos painéis de paredes será do mesmo modo que nas treliças, a diferença que será em formato de “retângulo”.


As peças utilizadas para a montagem são:


  • GUIA SUPERIOR, como o próprio nome já diz, será utilizado na parte de cima da estrutura.
  • GUIA INFERIOR, será utilizado na parte de baixo da estrutura.
  • MONTANTES, serão utilizados nas verticais da estrutura.
  • TRAVAMENTO HORIZONTAL, é a peça que diminui o comprimento de flambagem, essa peça é fundamental para a RESISTÊNCIA de um painel. Essa peça NUNCA pode ser cortada.

É legal que você faça a montagem da estrutura em uma mesa, pois assim, você não precisará ficar se abaixando várias vezes.

Gostou do conteúdo? Achou legal as dicas que eu te dei?

Então, hoje eu te faço um CONVITE ÚNICO E EXCLUSIVO para que você possa se aprimorar nesse sistema que vai te dar maior destaque no mercado da construção à seco.


A nossa IMERSÃO EM STEEL FRAME acontece em Saquarema – RJ na fábrica de uma empresa parceira nossa durante 3 dias, com refeição e hospedagem na fábrica, tudo isso INCLUSO no pacote.


Lá você vai aprender sobre:


  • Introdução ao sistema: princípios básicos do sistema
  • Processo de Fabricação: entenderá sobre o controle de qualidade e processo de fabricação dos perfis.
  • Pré-montagem: vai ver na prática como organizar e montar as estruturas com agilidade
  • Verticalização: vai aprender como ler os projetos e fazer escoramentos e muito mais…

Não perca essa oportunidade, clique no link aqui embaixo para garantir sua vaga.

Me siga nas redes sociais:

Conheça nossa página no Facebook
Siga nosso instagram sobre steel frame
Veja mais conteúdos sobre steel frame