Estruturas steel frame para fachadas são uma das etapas que mais dão problemas na obra, por isso, quando o sistema EIFS é usado, é preciso deixar o local onde ele será instalado em um estado perfeitamente alinhado, para quando for executada a parte de colagem do EPS, não seja preciso lixar ou fazer retoques, agilizando e deixando ainda mais simples a obra.

Usando Steel Frame em parede de bloco estrutural

Um detalhe importante e que pode ser usado em obras com estruturas steel frame, com o sistema EIFS, em locais onde já existe alvenaria, são as mãos-francesas presas as vigas de concreto. Porém, onde não há vigas de concreto, ou seja, existem apenas paredes de bloco cerâmico estrutural e não há como colocar o escumador porque a parede é oca, a solução pode ser feita de duas maneiras. Veja abaixo algumas dicas para steel frame.

Fixando o sistema EIFS em paredes ocas com estruturas Steel Frame

Existem duas soluções diferentes que podem ser adotadas quando a obra tiver espaços em que as estruturas steel frame precisa ser fixada, mas que em alguns locais da parede sejam ocos. O ideal e recomendado seria fazer o preenchimento, mas quebrar, colocar massa e esperar essa massa secar leva muito tempo e, dependendo do tipo de obra, qualquer minuto desperdiçado pode trazer problemas de prazo com o cliente.

Usando como exemplo uma estrutura que possui vários pilares de concreto que intercalam e separam toda a extensão da parede de blocos estruturais na parte térrea da construção, a instalação do EIFS precisará de um reforço feito com perfis extras presos entre dois pilares e os montantes fixados neles.

É preciso fazer isso em todos os pilares de concreto.

Agora, considerando que a parede fica no térreo, com perfis a cada 40 cm e que existe menos carga de vento do que se fosse em pisos superiores, outra opção que pode ser adotada, usando steel frame, para deixar a fachada EIFS ainda mais segura é o uso de duas buchas borboleta (de drywall) ou usar buchas com haste de metal.

Essas buchas, junto a parafusos e chumbadores (que podem ser de 5/16” ou 1/4”), serão usadas para fixar as mãos-francesas nos blocos estruturais. Então dicas para steel frame que você pode seguir: muitas vezes usar dois chumbadores e parafusos um pouco menores podem ser melhores do que usar um único chumbador e um único parafuso dos bons. Encontrar a melhor forma de fazer a fixação ajuda no travamento, firmeza e segurança da sua estrutura, além de ajudar a prevenir certos tipos de problema.

O uso do parafuso correto pode influenciar completamente no desempenho desse tipo de solução. Por exemplo, o uso de parafusos sextavados na mão-francesa pode fazer com que a peça não fique totalmente fixa, pois o parafuso pode perder a rosca. Nessas horas o ideal é sempre optar por parafusos estruturais e de boa qualidade.