Quais são as formas de pagamento de obras com o sistema steel frame?

Quais são as formas de pagamento de obras com o sistema steel frame?

O steel frame possui inúmeras vantagens, mas existem dois pontos muito importantes e polêmicos a serem discutidos quando esse tipo de construção é executado. Não são detalhes comuns que qualquer pessoa pode ter acesso e, digo isso, pois já fiz todo tipo de obra com o sistema, desde cinemas, salão de festas, guaritas, igrejas, lojas, galpões, casas de baixo a alto padrão, agências bancárias até mezaninos de pequeno a grande porte.

O pagamento da obra com o sistema steel frame pode ser um problema!

Uma das únicas desvantagens do sistema steel frame é que esse tipo de obra possui uma proporção de 80% para material e de 20% para mão de obra, ou seja, a proporção do material requer um desembolso financeiro de quase 100% de tudo que será usado para construir.

Como todo o sistema e os materiais são industrializados, você precisará do montante quase total da obra para começar a executar o projeto e, dependendo do fluxo financeiro do seu cliente – ou o seu próprio – não estiver preparado, a obra com o sistema steel frame pode ser um impacto muito grande no bolso, já que requer um investimento alto na inicialização.

A regra da proporção pode atrapalhar e atrasar a obra?

Existem muitos clientes que param a obra simplesmente porque não estavam preparados para o valor do primeiro desembolso de materiais e que não conseguiram dinheiro adiantado suficiente para encomendar tudo. Consequentemente, tiveram que parar a obra no meio do caminho.


Leia também!

Steel frame valoriza ou desvaloriza um imóvel à venda?
Descubra os motivos que tornam o Steel Frame mais caro que a alvenaria no Brasil
Aumente a produtividade da sua obra usando steel frame


A execução da obra é muito rápida, já que mesmo tendo apenas 20% de proporção para mão de obra, o projeto consegue ser executado 3 vezes mais rápido que o convencional. E o fato de o cliente não ter dinheiro suficiente para desembolsar os 80% referente aos materiais é um dos maiores responsáveis por atrasar e atrapalhar o andamento da obra, já que é preciso, no mínimo, dar um sinal de 30% do valor total para encomendar os materiais.

A verdade é que a velocidade em que a obra é executada requer que o desembolso financeiro também seja rápido, e isso influencia diretamente em como o sistema steel frame é executado. Normalmente as obras com esse tipo de solução não são feitas de pouco em pouco, porque ela foi feita para ser uma obra rápida e a grande vantagem dela é ser veloz.

Uma recomendação para que você não tenha esse tipo de problema é ter sempre 100% do dinheiro com você ou o crédito já aprovado no banco para conseguir fazer uma obra boa, econômica e veloz

Se você for executar de pouco em pouco você perde completamente a grande vantagem do steel frame a também pode perder outras vantagens, como o poder de negociação com fábricas e clientes.


Descubra como montar um orçamento perfeito através da fórmula 3×3, ganhe dinheiro de verdade e pare de perder negócios imediatamente.