Leveza! Você sabe que o “light” do Steel Frame vem de leve? Por que é bom trabalhar com aço leve? Por que é bom trabalhar com construção leve?

Lista VIP no Whatsapp

Por que a grande maioria das pessoas fica falando: “Ah não, construção tem que ser mais leve mesmo”? Eu vou te responder tudo isso agora nesse artigo.

Eu me chamo Helena, mais conhecida como Dama do Gesso, estou há mais de 12 anos no ramo da construção à seco, fui responsável pela obra do primeiro cinema em Steel Frame no Shopping Itaipu e tenho mais de 100 milhões em obras prontas.

Um aluno da imersão montando uma parede de Steel Frame.
Aluno da Imersão montando uma parede de Steel Frame

Se você trabalha com obra, provavelmente você deve saber, que carregar saco de cimento é horrível e que carregar placa de gesso é bem mais leve e tranquilo. Quando você trabalha com um sistema de construção leve, igual Drywall, Light Steel Frame, você tem algumas vantagens.

A principal que eu vejo é…

Você precisa utilizar menos equipamentos para a sua obra. Obras tradicionais requerem equipamentos pesados como grua, guindaste, mini grua, carrinho de transporte. Isso torna a obra mais dificultosa, requerendo mais tempo e disposição.

Já em uma obra de Light Steel Frame ou Steel Frame, o transporte e o manuseio são muito mais simples porque você precisa de menos equipamentos. São materiais que você consegue carregar com pessoas sem nenhum tipo de problema. Logo você consegue reduzir o número de pessoas dentro da obra, já que uma pessoa consegue carregar uma placa fácil.

Além do transporte se tornar muito mais eficiente, você corta um custo que você teria com equipamentos e ferramentas que seriam necessárias se fosse em uma obra tradicional.

Há também uma vantagem muito grande. A grande maioria dos sistemas trabalha com o que são mais pesados. Trabalham com os pilares e com as vigas, isso acaba se tornando uma carga pontual super pesada na sua fundação.

Nós estamos trabalhando com um sistema de construção à seco, um sistema mais leve. Por ser mais leve, o meu perfil de Steel Frame não é tão resistente quanto aquele perfilzão de aço.

Mas qual é a vantagem de eu estar trabalhando com esse perfil de Steel Frame, mas otimizado?

Então eu tenho várias repetições dele, um do lado do outro, que vão distribuindo a minha carga linearmente, de maneira mais eficiente, o que me ajuda muito, principalmente no sistema da fundação da minha obra.

Por isso a estrutura de aço leve demanda essa distribuição linear ao invés de uma distribuição pontual, como a gente está acostumado a ver na grande maioria das obras.

O legal é que quando nós trabalhamos com sistema de construção a seco, de Drywall, de Steel Frame, nós trabalhamos com sistema aparafusado, em vez do sistema chumbado, do sistema soldado ou o sistema que a gente usa alguma argamassa, alguma cola para poder estar unindo.

Se você está gostando do nosso conteúdo, clique aqui e veja o vídeo do nosso canal que separamos para você.

Sistema aparafusado é vida! Parafuso é vida! Parafuso é tudo de bom! 

O que você precisa entender é que quando você tem um sistema aparafusado, ele se torna muito mais ágil. Você não precisa esperar alguma coisa secar, você não precisa de equipamento, você não precisa ter cuidados quando você for fazer algum tipo de solda que é necessário normalmente. Os reforços são mais simples serem executados.

Então eu sempre brinco: aparafusamento é vida!

E, por último. Você precisa ter alguns conhecimentos técnicos sobre a construção à seco ser mais leve versus uma construção tradicional. 

Primeiro ponto: uma parede de Steel Frame externa, que possui uma eficiência x, ela pesa normalmente 45 kg por metro quadrado. Uma parede de alvenaria, externa que também, tem uma eficiência x, a mesma eficiência, ela vai estar pesando 165 kg por metro quadrado.

É muito mais material que você precisa para estar construindo a mesma parede, com a mesma função e com o mesmo desempenho.

O que isso quer dizer? 

Você tem um custo muito menor, principalmente de transporte. Quanto é que custa o frete hoje em dia? Quanto é que custa a gasolina, o diesel? Para você fazer uma mesma parede, você vai demandar muito menos frete do que o outro sistema. Então se torna 45 por 160. É muita diferença de volume de material.

Outro ponto importante. Lembra que eu falei sobre a história de carregar o saco de cimento e a placa de gesso? Querendo ou não, na nossa obra, para os materiais chegarem até o local da instalação, a gente vai ter pessoas carregando. 

Um cara que carrega 50 sacos de cimento versus o cara que carrega 50 placas de gesso.

Quem carrega mais rápido? Quem vai ter mais disposição? Quem vai ter mais boa vontade? Quem vai ter um aumento de produtividade? O cara que carrega o cimento ou o cara que carrega a placa de gesso? 

É o cara da placa de gesso. Então a leveza dos materiais traz um aumento de produtividade muito superior a qualquer outro tipo de sistema construtivo. 

Entendeu os benefícios? Entendeu que essa história de “ah, esse negócio aí é leve, é vagabundo, não funciona não” é mentira?  Ficou alguma dúvida? Sabe defender o porque de sistemas leves serem mais eficientes e melhores? 

Espero que tenha conseguido tirar todas as suas dúvidas!

Mas agora eu tenho uma super dica para você que quer a cada dia mais quer se especializar no ramo da Construção à Seco.

Você sabia que nós temos um curso de Drywall Avançado?

Pois é, no nosso curso você passa 3 dias aprendendo tudo sobre sancas, forro removível, construção de nichos em Drywall e muito mais. Tudo isso durante três dias na fábrica da nossa empresa parceira no Rio de Janeiro.

Gostou da dica? Para saber mais sobre o nosso curso clique aqui e tenha mais informações.

Saiba mais sobre Drywall Avançado

Veja também:

Nos siga nas nossas redes sociais:

Siga nossa página no Facebook
Siga nosso instagram sobre steel frame
Veja mais conteúdos sobre steel frame