Como acabar com a umidade no steel frame

Como acabar com a umidade em casas de steel frame

Neste artigo falarei sobre um ponto muito importante: a Membrana de Vapor e porque você deve sempre colocá-la na sua obra.

Uma das primeiras coisas que você deve saber é que sempre terão placas do lado de fora de uma obra de steel frame. Sabendo disso, existem algumas etapas importantes que você deve seguir antes de concluir todos os fechamentos e, consequentemente, evitar que a umidade passe para dentro das suas estruturas.

O que é membrana de vapor? Para quê serve?

É estritamente necessário que, antes da fixação das placas externas, você coloque a membrana de vapor, que nada mais é do que uma membrana impermeável que protege toda a sua estrutura e cria uma barreira que permite a saída de água em forma de vapor e cria uma barreira contra o ar e água, mas que também permite a saída da água em estado líquido. Ou seja, ela permite que o vapor saia da parte de dentro para a parte de fora e impede que, por exemplo, a chuva e a umidade possam infiltrar de fora para dentro nas paredes.

Por exemplo, quando você trabalha com a placa OSB e a cimentícia, a membrana de vapor precisa ser colocada em cima da OSB e antes da cimentícia. Porém, quando você não tem a placa OSB, você ainda precisa usar a membrana, mas fixando-a na estrutura com alguns pontos de parafuso e em seguida, fixando a sua placa.

Mas pra que serve isso?

Leia também:

Qual a função e os cuidados com esse material?

Função 1: Evita que chuva e umidade passem para dentro da estrutura

Se você olhar com atenção para a membrana de vapor, vai ver que ela possui dois lados: um lado é liso e o outro lado é meio enrugado e com textura. O lado liso normalmente fica para o lado de fora e esse lado não deixa a água da chuva entrar (normalmente é o lado em que vem a marca da empresa). Isso acontece porque quase todas as placas de fachada absorve água, mesmo que sejam em quantidades mínimas, então essa membrana tem o papel de nao deixar essa água que a placa absorveu passar para dentro da sua estrutura, ou, no caso de ter uma placa OSB, passar essa umidade para a placa, que NÃO PODE sofrer com umidade.

Então, a primeira ação da membrana é não deixar a água entrar.

Função 2: Permite a passagem de ar para o lado externo

A segunda, o lado texturizado é diferente porque foi projetado e criado para deixar o vapor sair. Se você pensar, quando transpiramos, nós criamos vapor, assim como mudanças de temperatura também criam. Então, se você tiver uma casa que não respira, que não tem uma parede permeável (em que o vapor pode sair), provavelmente você terá muitos problemas com bolor, mofo, fungos, bolhas d’água, etc. Esses são casos que normalmente acontecem com uma casa que não respira e que a umidade fica presa sem ter por onde se dissipar.

E quando o caso são casas feitas com steel frame, existem diversas tecnologias e sistemas para que sua obra possa respirar. Por isso é tão importante que toda a sua estrutura, antes do fechamento, seja “embrulhada” com essa membrana.

E se você acha que a membrana de vapor é apenas uma opção e que você pode escolher ou não colocar ela na sua obra, pense melhor, porque a água que vem do lado de fora vai entrar na sua parede. E, se isso acontecer, todo o seu plaqueamento interno vai mofar, manchar e dar bolhas, a lã de isolamento da sua parede vai absorver toda a umidade, dando bolores e fungos e de praxe você vai ter uma bela de uma dor de cabeça para consertar toda a cagada.

Existem vários procedimentos e inúmeros cuidados que você precisa se atentar na hora de instalar a membrana de vapor como, por exemplo, não pode ficar sobrando nas quinas. Toda a membrana deve virar e acompanhar o limite das estruturas e nenhuma parte da estrutura pode ficar sem um pedaço.

Mas não precisa se preocupar quanto a não achar esse material no mercado ou encontrar manuais de instalação, porque no Brasil existem vários fabricantes, como no caso da Brasilit que tem a Tyvek HomeWrap. Você pode seguir o manual da Dupont Tyvek e encontrar todos os detalhes que você precisa seguir.

E a minha dica é sempre seguir o manual de quem produziu a membrana, pois foram eles que inventaram o sistema, então, quem melhor para confiar, não é mesmo?

Me siga nas redes sociais: