Por Dama do Gesso | Arquiteta com mais de 13 anos de experiência em construção a seco

Muitas pessoas têm a percepção de que obras de drywall e de Steel Frame fazem aquele famoso toc-toc ao andar. Esse barulho existe sim, mas o desempenho acústico do sistema não está ligado a esse fato.

Como é o desempenho acústico no steel frame?

Existem alguns índices com relação a desempenho acústico. O steel frame é um sistema construtivo composto por camadas e são elas que dão desempenho com relação a incêndio, a mecânica e a acústica.

Por isso, nele temos o condicionamento e o isolamento acústico. O condicionamento acústico é aquele ruído que ecoa no ambiente e o isolamento é aquele que evita que o som passe de um local para outro.

Como são feitas as camadas de desempenho acústico?

As composições de camadas do steel frame podem ser feitas com uma placa só de cada lado e sem qualquer tipo de lã ou manta dentro da parede. Ou feitas com composições mais sofisticadas, como as de paredes de cinema, que isolam muitos e muitos decibéis.


Por ter a opção mais simples, assim que o mercado começou a trabalhar com construção a seco, com drywall, e optou por composições mais simples, sem se importar com o desempenho acústico. 


Dessa maneira, as pessoas pegaram a percepção equivocada de que você escuta muito barulho de um ambiente para o outro e que o sistema não é acusticamente eficiente. Mas isso está errado. 


Você pode trabalhar com duas placas de gesso, uma placa de OSB mais uma cimentícia, você pode trabalhar com lã de vidro, de rocha e de pet. Você pode trabalhar com diferentes materiais e chegar a diferentes composições que vão te trazer diferentes desempenhos.


E para você ter uma ideia do quanto que isso é verdade, sabia que hoje mais de 99% dos cinemas e dos estúdios de gravação, são feitos com sistemas de drywall e de steel frame porque eles são mais eficientes?


Hoje em dia, as empresas já entenderam a questão de eficiência e do controle de qualidade. Por isso que elas optam pelo sistema de construção a seco para ser trabalhado.


Então quando uma pessoa fala que casas e prédios de steel frame não possuem eficiência acústica, lembre-se dos apartamentos e prédios de condomínios feitos de alvenaria que não possuem desempenho acústico e que qualquer arrastão de cadeira pode ser ouvido do andar de baixo.


O ruído existe, mas as soluções para o isolamento desse ruído são diferentes. 


Existem tabelas prontas, manual e sistema de cálculo que te dão o desempenho de cada tipo de solução. 


E o mais importante: essas composições dão uma variação que pode chegar entre 30 decibéis (que são paredes mais simples) ou até 66 decibéis (que é mais eficiente do que o usado em salas de cinema).

Então trabalhe com essas variações corretamente e busque o desempenho que seu cliente espera. Porque às vezes ele espera um e você entrega outro. Faça esse alinhamento do que ele espera versus o que você vai estar entregando.

Me siga nas redes sociais:

Conheça nossa página no Facebook
Siga nosso instagram sobre steel frame
Veja mais conteúdos sobre steel frame