Esse artigo é para você que quer se tornar um ninja do Steel Frame. Para você acabar com o principal mito, com aquela balela que você escuta de todo mundo: “aço corrói, aço não é bom”.

Homens trabalhando nas estruturas de Steel Frame
Estrutura de Steel Frame sendo montada pelos alunos da Imersão

O nosso perfil de Steel Frame, como você já sabe, é feito de aço, mas existe um diferencial nele,  ele também é revestido com zinco.

Se você olhar todas as faces dele, verá que elas são revestidas com zinco.

Lista VIP no Whatsapp

Legal, mas o que isso quer dizer? Por que zinco? Pra que serve o zinco?

Ele é o material de sacrifício. Você deve estar se perguntando o que é que o material de sacrifício faz?

Para poder te esclarecer eu vou fazer uma analogia para você que é um pouco mais simples para entender

Vamos supor que o nosso braço é um perfil de Steel Frame. Agora vamos supor que tem um corte nesse braço, um machucado.. Com o tempo, o corpo vai fazendo o quê? Ele vai fechando esse machucado e vai cicatrizando essa  ferida. A mesma coisa acontece no perfil de Steel Frame.

Nós temos os perfis e temos externamente o revestimento do zinco. Quando eu arranho,  furo, corto o perfil e eu deixo exposto o ferro.

Quando eu deixo o aço que está no miolo exposto, o zinco, em prol do aço, se sacrifica. É como se ele fosse fechando aquela ferida.

São micromoléculas que vão andando e fechando aquela área exposta que tem probabilidade de corroer. Por isso que a gente não tem problema de corrosão.

E o que é mais bacana? A gente já tem testes, a gente já tem estudos que comprovam que o nosso aço dura mais de 300 anos. Pois é, são 300 anos.

Para você saber, quem fez esses estudos sobre se o aço corrói foi Votorantim Metais, que tem um braço, que é uma empresa que se chamava Galvanisa e agora vou renomeada como Nexa.

A Nexa, que é esse braço da Votorantim, que se juntou com uma empresa peruana e eles fizeram um mega estudo por 15 anos e depois de 15 anos eles tiveram esse teste, essa comprovação de que o nosso aço galvanizado durante 300 anos. É muito tempo.

Se você quiser saber mais sobre o assunto clique aqui e assista um vídeo no nosso canal.

Se o aço dura 300 anos, já tem estudos que comprova isso, como é que eu encontro perfil enferrujado? Eu já vi perfil de Steel Frame e perfil de drywall enferrujado.

A explicação para isso é que existem algumas reações químicas que vão danificar essa proteção. O zinco, apesar de ser um material maravilhoso que se sacrifica em prol do aço, ele é meio chatinho.

Ele tem reação química com alguns outros materiais. E um desses materiais que ele tem reação química é o cimento. E nesse caso o aço corrói.

Então quando você pega o seu perfil de Steel Frame e deixa ele em contato com algum material que tem cimento, tipo o nosso radier, um contrapiso, até a própria placa cimentícia,  pode acabar encontrar esse tipo de problema.

O cimento, junto com o zinco da minha superfície, tem uma reação química. O meu zinco vai perdendo força e vai deixando espaço para acontecer a corrosão no perfil. Mas isso tudo pode ser evitado com algumas medidas, com algumas proteções, que eu até explico um pouquinho mais lá no meu curso.

“Então eu preciso sempre do perfil galvanizado para ele durar muitos anos?”

Não. Existem obras de estrutura de aço que não são galvanizadas que têm muitos anos, mais de 200 anos até. Lá no próprio Estados Unidos tem obras muito, muito, muito antigas de estrutura metálica. No Brasil a gente também tem, mas lá eles têm mais tempo.

E por que essas obras duram tanto tempo? Existem proteções, como pintura hammerite, galvite, vários tipos de pintura que ajudam a proteger o aço.

A vantagem do nosso aço galvanizado é que a gente não precisa ficar repassando a pintura, dando a manutenção com um pouco mais de frequência. Já esses perfis que não têm essa proteção, duram muito tempo também, se têm a proteção da galvanização.

Se você gostou dessas dicas, tenho certeza que irá adorar mais essa dica que eu tenho para você.

Já está sabendo da minha IMERSÃO DE STEEL FRAME? Não?!

Então se liga que vou te contar como funciona.

Nossa imersão tem a duração de TRÊS DIAS na fábrica da nossa empresa parceira, aqui no Rio de Janeiro, em Saquarema, na região dos lagos.

Lá você vai literalmente viver com o Steel Frame.

Você vai conhecer a máquina que produz os perfis, vai aprender tudo sobre o sistema e como verticalizá-lo.

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre a nossa IMERSÃO clica no link aqui embaixo.

Nos siga nas nossas redes sociais: