Por Dama do Gesso.

Por que é que fachada em Steel Frame trinca? Qual o problema das obras de Steel Frame? Eu vou te falar agora: 90% das patologias, dos problemas que a gente tem em uma obra Steel Frame acontecem na fachada. Agora você sabe por que isso acontece? Eu vou estar te explicando nesse momento.

Lista VIP no Whatsapp

Toda obra de Steel Frame foi feita para trabalhar. Ela é uma estrutura articulada. Além disso, no Brasil, trabalhamos muito com placa cimentícia. A placa cimentícia é uma placa mais rígida, que tem a questão de absorver a água, trabalha termicamente.

Então ela automaticamente precisa de quê? Junta de dilatação entre as placas, que normalmente são juntas de 3 mm e, também, uma junta sistêmica. Essa junta sistêmica normalmente você precisa de 6 em 6 metros ou então a partir de 36 metros quadrados de tamanho de pano.

E se ele não estiver? E se tiver alguma fresta?

Aquele local pode ser um local de infiltração de água. 

Para que não haja esse tipo de problema é necessário tirar o silicone, passar um primer e aplicar um novo silicone naquele local específico. 

Você não precisa literalmente arrancar tudo, mas aquele local que não está mais com aderência, com qualidade, você precisa fazer aquela verificação.

Entendeu? A primeira dica que eu estou te dando de manutenção para você ter uma obra de fachada em Steel Frame 100%.

Segunda dica de manutenção que poucas pessoas sabem. 

O Steel Frame é revestido de zinco, que tem aquela reaçãozinha química chata com o cimento. O que você precisa que entender é que com a umidade, com a questão da capilaridade subir, dependendo do material,  pode ser que aconteça que tenha contato do zinco com o cimento.

Então locais como piso ou encontros da estrutura de Steel Frame com alguma construção existente, você precisa sempre estar verificando se existem pontos de corrosão. O ideal é que essa verificação seja feita de 7 em 7 anos.

Então se você quer uma obra de fachada em Steel Frame que dure muito tempo, que não tem problema de corrosão, você vai pegar esses pontos e vai, de 7 em 7 anos pelo menos, e vai fazer a verificação do perfil. Faz uns buraquinhos, verifica. Depois pode fechar, não tem problema nenhum. 

Mas você precisa ver se está tendo algum processo de corrosão na sua estrutura e precisa parar essa corrosão antes que ela se espalhe para todo restante da estrutura.

E, por último, a nossa terceira dica que eu estou te dando e que é batata para manutenção: 

Você sempre precisa dar uma olhada naqueles pontos que têm instalações, seja instalação hidráulica, ou até instalação de gás ou de ar condicionado, que tenha aquele tubo de ferro, de alumínio ou de cobre. Você precisa sempre dar uma olhada. 

Por quê? Essas tubulações, normalmente, elas vibram por causa da água, esgoto e gás, que quando passam no tubo vibram. Isso pode gerar algum ponto de contato com o nosso perfil e fica aquele contato batendo.

E o que pode ter esse contato? Se você trabalha com perfil de ferro, cobre, alumínio, etc., pode acabar dando algum problema entre o aço do Steel Frame e o aço da tubulação. Ou, então, se você tem a tubulação de PVC, e fica o tubo naquele furinho de serviço batendo direto, esse tubo pode começar a dar vazamento, porque o PVC começa a desgastar quando entro em contato com o aço.

E aí você vai começar a ver manchas na sua parede. Muito provavelmente vai acontecer pelo contato da instalação no perfil, seja com filtração, seja com algum tipo de corrosão ou reação química. 

Então sempre fique de olho: se você vir mancha nas placas perto de local que tem instalação, pode ser alguma coisa que está acontecendo entre o tubo e a estrutura. Essas três dicas são fundamentais para você ter uma estrutura, para você ter uma obra que vai durar muitos e muitos anos.

E se você está com uma obra que tem menos de 5 anos, menos de 7 anos, e já tem alguns probleminhas, eu vou te dar uma dica, que pode ter sido algum erro de montagem e você, que é especialista, tem que ficar de olho para não cometer esses erros e, se eles acontecerem, você consertar.

Se você está gostando do nosso conteúdo e quer saber mais sobre a construção à seco, clique aqui e veja um vídeo do nosso canal.

Quais são esses principais erros que a gente encontra? 

Junta de dilatação entre as placas, igual falei da cimentícia, quando você não bota a junta de dilatação de 3 mm, junta de dilatação sistêmica, amarração na fixação das placas.

Quando a gente tem as placas, a gente tem que descasar as juntas delas, fazendo aquele desenho de tijolinho.  Então é sempre importante você fazer as placas amarradas. E o que vai acontecer quando você não trabalha com as placas amarradas? Você vai ter trincas, você vai ter probabilidade de ter uma superfície com trincas.  Não vamos deixar isso acontecer.

E, por último, algo que muita pessoa erra, mas, no fundo, erra sem querer, de preguiça. Nós temos vários tipo de parafuso para estar trabalhando no Steel Frame. Temos o parafuso pretinho, o prateadinho, amarelinho, cabeça trombeta, cabeça chata, cabeça panela. E você fala: “cara, é muito parafuso!”. 

E as pessoas saem misturando os parafusos e utiliza o parafuso fosfatizado onde tinha que ser o parafuso zincado. Tudo isso depois de um tempo dá problema também.

Então fique de olho durante a sua obra e sempre preste atenção: esse parafuso que está aqui, é o parafuso certo ou eu tinha que estar usando algum outro?

E agora, para finalizar: chave de ouro! Aquela dica matadora para você que quer construir uma obra que vai durar muitos e muitos anos e que, melhor, não precisa gastar dinheiro com manutenção, fazendo todas essas vistorias. 

Sabe o que você tem que fazer?  Seguir todos os procedimentos que os fabricantes e fornecedores falam. Seguir passo a passo: tempo de cura, etapa de instalação, sequência de execução. 

Você seguindo tudo isso, pode ter certeza, você vai ter uma obra que vai durar muito, mas muito mais tempo do que você está imaginando e que você vai ter muito, mas muito menos tempo, muito menos de dor de cabeça com manutenção do que você está imaginando.

Simples, viu? É só você seguir o que está orientado, by the book literalmente.

Se você gostou desse artigo, eu tenho um convite para te fazer.

Para você ser um profissional completo na área da construção à seco, você precisa manjar também dos fechamentos internos da construção.

Por isso que nós oferecemos o nosso curso de Drywall Teto e Parede para vocês.

São três dias de puro aprendizado sobre o sistema de Drywall, onde você aprenderá sobre rebaixamento de teto, sobre as placas de gesso acartonado e como é feita a instalação delas perfeitamente.

Então o que você está esperando para sair na frente da concorrência se especializando com o melhor do mercado?

Não perca mais tempo, clica no link aqui embaixo e saiba mais informações sobre o nosso curso.

Saiba mais sobre Drywall Teto e Parede

Nos siga nas nossas redes sociais:

Conheça nossa página no Facebook
Siga nosso instagram sobre steel frame
Veja mais conteúdos sobre steel frame