A revisão de uma obra é a parte mais importante entre todas as etapas de execução, já que a equipe lida com diversos tipos de conexões, a quantidade de parafusos é gigante e se tratando de uma obra steel frame, todo cuidado é pouco. A vistoria do fiscal de qualidade ajuda a achar pequenos erros que podem passar despercebidos, por isso, qualquer pequena vistoria deve ser executada.

E apesar serem extremamente importantes, fazer e refazer as revisões é um processo lento e chato. Mas, levando em consideração que a sua equipe pode não ser tão experiente com esse tipo de obra usando steel frame ou estar trabalhando com uma nova técnica, isso é super comum de acontecer e pequenos detalhes podem passar sem serem percebidos. 

Veja algumas dicas para steel frame que separamos exclusivamente para você.

Seja o líder que todos esperam que seja

Nessa fase é muito importante orientar toda a equipe de forma correta, explicar, re-explicar e muitas vezes demonstrar como tudo deve ser feito. É demorado, mas gera menos dores de cabeça a longo prazo. Nem toda obra é só glamour e muitas vezes você, como líder, pode estar correndo contra o tempo para entregar tudo no prazo, então muita paciência!

Trabalhar em equipes agiliza a obra steel frame

O trabalho em duplas ou equipes é o que faz a total diferença, o trabalho flui melhor quando há uma pessoa para agilizar a equipe e cobrar prazos do serviço e outra que trabalha cuidando da qualidade e de detalhes importantes (por menores que sejam) que não podem passar despercebidos de forma alguma. Existem diversos métodos para trabalhar em uma obra steel frame, mas em duplas é o que mais dá resultados quando o assunto é agilidade.

Ser detalhista nas estruturas steel frame é ser cuidadoso

A vistoria requer um nível maior de atenção, por isso, contratar alguém que seja extremamente detalhista e observador é o que faz a total diferença no resultado da entrega da obra, independentemente dos prazos estabelecidos para execução e entrega.

Você pode fazer duas escolhas: 1) contratar alguém que perceba os mínimos detalhes e encontre erros que poderão ser percebidos a longo ou curto prazo ou 2) deixar passar pequenas coisas que poderão ou não se tornar uma grande dor de cabeça após a obra ter sido terminada.

Caso as medidas dos perfis não estejam 100% exatas, caso a equipe ou você vá errando, de pouquinho em pouquinho, no final dá uma grande diferença. E essa diferença pode acabar gerando a perda do eixo dos montantes, que acaba gerando cortes de placa desnecessários e tudo isso gera mais um monte de trabalho extra.

Então, dica importante: sempre tenha alguém responsável na obra para verificar a qualidade com detalhes, pois sempre deve-se tomar muito cuidado com o alinhamento, o prumo, o esquadro e as medidas quando se trata de steel frame.

Você também pode se interessar por esses conteúdos:

primeiro passo é o içamento das fachadas até o local de instalação. O içamento é feito com uma barra de aço com 5 cabos de aço separados e presos em todo o comprimento da barra, duas talhas acopladas e que são instaladas na grua para levantar os painéis.

Continue lendo >

Estruturas steel frame para fachadas são uma das etapas que mais dão problemas na obra, por isso, quando o sistema EIFS é usado, é preciso deixar o local onde ele será instalado em um estado perfeitamente alinhado, para quando for executada a parte de colagem do EPS, não seja preciso lixar ou fazer retoques, agilizando e deixando ainda mais simples a obra.

Existem cinco tipos diferentes de fachada no mercado para obras de steel frame e é por esse motivo que também existem muitos problemas, já que cada solução tem um fabricante diferente.

Então o principal problema em fachadas é a variação de material, de solução e acabamentos que acabam confundindo a grande maioria das pessoas.

Continue lendo >

CONTEÚDO EXTRA

Usando steel frame em fachadas com placa glass-mat sheating

Para fachadas muito grandes no sentido horizontal, é extremamente importante que haja as juntas de dilatação nas placas. Nesse caso, a fachada irá precisar de duas juntas de dilatação na horizontal e uma na vertical para que fiquem bem definidas.

Quando o assunto é fachada, a junta de dilatação no steel frame é a etapa que mais dá problema no final da obra, por isso, é preciso separar muito bem os perfis para que fiquem um de cada lado da placa.

Mas não esqueça! Cada placa possui um tipo diferente de junta de dilatação e que podem se diferenciar também de acordo com os materiais usados e com a indicação dos fabricantes.