É possível fazer obras com steel frame em locais de maresia e ventos fortes?

É possível fazer obras com steel frame em locais de maresia e ventos fortes?

O seu desejo é construir uma casa próxima a praia, mas se preocupa com a qualidade do aço usado nas obras com steel frame, com o vento e a maresia e o que esses fatores podem afetar na estrutura da sua casa?

Nesse artigo explicarei de forma detalhada o porquê de não precisar se preocupar com obras de steel frame em locais onde há maresia e ventos fortes.

Obras com steel frame próximas da praia dão problema?

Hoje já existem diversas obras com steel frame na praia e próximas dela.

Como exemplo, a fábrica da GypSteel em Saquarema, é uma fábrica que está em um local onde existem muitas praias e é rodeado por maresia e vento. Lá são produzidos todos os perfis que são usados na Imersão Steel Frame e que são distribuídos para diversas regiões do Brasil para serem usados em obras.

E não é porque a fábrica se encontra em um local de maresia que os produtos possuem menos qualidade ou não atendem ao objetivo do sistema.

Ao contrário do que muitas pessoas acham, o sistema do steel Frame é galvanizado, e a galvanização especial do aço protege o perfil da maresia. O ICZ (Instituto do Chumbo e do Zinco) realizou pesquisas no Brasil e foram comprovados que o aço do Steel Frame brasileiro resiste a mais de 120 anos seguidos de exposição direta às condições do ambiente, como chuvas, ventos, sol, inclusive maresia.

Ventos fortes podem afetar as obras com steel frame?

Toda a estrutura do steel frame, apesar de ser leve, é ancorada à fundação radier com chumbadores, sejam eles químicos, ParaBolt, mecânicos, ou de outros tipos.

 

E se a estrutura estiver bem ancorada, não tem vento que levante a casa. Existem esquemas de ligação da parede no radier e do telhado na parede, assim, estando tudo conectado, a casa vai ficar 100% estável.

Em obras com steel frame é possível conectar tudo, toda a estrutura é feita para ser comportada como um todo (por isso falamos da famosa análise Global da estrutura), o steel frame foi feito para trabalhar em conjunto. 

Você também pode se interessar por esses conteúdos:

Todos os materiais utilizados em uma construção em steel frame podem e devem ser industrializados, porque não é indicado trabalhar com materiais artesanais em uma obra completamente industrializada (isso pode causar problemas de incompatibilização). Mas quais as vantagens do steel frame para as estruturas?

Continue lendo >

O que acontece? O nosso aço é galvanizado. O que quer dizer aço galvanizado? Ele é revestido com zinco. E o que isso quer dizer?  Mais uma vez, você deve estar se perguntando: “Caraca, mulher maluca”.

O perfil que é revestido com zinco é testado. A gente tem testes. O ICZ (Instituto do Cobre e do Zinco), para você ter noção, ele tem testes que comprovam e mostram que o nosso aço tem 125 anos de garantia. Só isso, 125 anos.

Esse artigo é para você que quer se tornar um ninja do Steel Frame. Para você acabar com o principal mito, com aquela balela que você escuta de todo mundo: “aço corrói, aço não é bom”.

Continue lendo >

Receba dicas e novidades da Dama direto no seu whatsapp!

É comum ouvir pessoas dizendo que o aço não resiste ao fogo ou grandes incêndios por não suportar altas temperaturas. O fato é que esse detalhe é verídico, mas não significa que o sistema do steel frame não seja capaz de resistir ao fogo.

Neste artigo você entenderá que o steel frame resiste ao fogo e pode suportar altas temperaturas e o porquê disso.

Mito ou verdade: steel frame resiste ao fogo?

O aço em si, sozinho, não resiste ao fogo. O que dá resistência ao sistema em casos de incêndios são as placas.

As estruturas nunca estão 100% cruas, sempre há um fechamento que reveste o aço, como as lãs de isolamento e os diversos tipos de placas, tanto de Drywall quanto de steel frame.

As placas de gesso, por exemplo, quando expostas ao fogo, soltam a umidade retida dentro delas, o que diminui a sensibilidade do material ao calor e a velocidade de espalhamento do fogo pelas superfícies.

Além disso, existem no mercado placas com alto desempenho ao fogo, como é o caso de placas com vermiculita que é uma substância usada para retardar o incêndio.

No Brasil existem paredes homologadas e com composições especiais que resistem até 4 horas de fogo, ajudando no tempo de escape que construções convencionais de concreto e tijolo não fariam nem de longe. Não é só porque uma construção é feita com alvenaria que os materiais serão resistentes.

Como descobrir a composição da placa e resistência ao fogo?

Para isso é bem simples, você pode consultar diretamente os sites dos fabricantes, acessando as tabelas que correspondem ao tempo e ao tipo da placa frente a resistência ao fogo.

Você também pode se interessar por esses conteúdos:

primeiro passo é o içamento das fachadas até o local de instalação. O içamento é feito com uma barra de aço com 5 cabos de aço separados e presos em todo o comprimento da barra, duas talhas acopladas e que são instaladas na grua para levantar os painéis.

Continue lendo >

Estruturas steel frame para fachadas são uma das etapas que mais dão problemas na obra, por isso, quando o sistema EIFS é usado, é preciso deixar o local onde ele será instalado em um estado perfeitamente alinhado, para quando for executada a parte de colagem do EPS, não seja preciso lixar ou fazer retoques, agilizando e deixando ainda mais simples a obra.

Existem cinco tipos diferentes de fachada no mercado para obras de steel frame e é por esse motivo que também existem muitos problemas, já que cada solução tem um fabricante diferente.

Então o principal problema em fachadas é a variação de material, de solução e acabamentos que acabam confundindo a grande maioria das pessoas.

Continue lendo >

Receba dicas e novidades da Dama direto no seu whatsapp!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.