Parte elétrica steel frame

Dicas essenciais para não errar na elétrica de uma casa de steel frame

Vou começar contando um segredo pra vocês: a minha casa é de steel frame, trabalho com steel frame há quase 15 anos e muitos anos atrás fiz uma das maiores burradas da minha vida porque às vezes as minhas paredes dão choque. Por isso, hoje vou passar 3 dicas para você não cometer nenhum erro na parte elétrica da sua construção com steel frame.

Mas antes de começar a ladainha de que toda obra de steel frame é suscetível a dar choque e conduzir e atrair eletricidade pelas estruturas, saiba que não é normal uma casa de steel frame dar choque!

Casa de steel frame não dá choque!

No meu caso foi um acidente. Sabe quando a gente fica com preguiça de fazer uma coisa porque vai dar muito trabalho e faz tudo de qualquer jeito? O famoso “dar um jeitinho”? Pois é, são esses jeitinhos que acabam criando problemas que só são vistos depois com o tempo. 

Quebrando os mitos de que steel frame atrai raios, o que acontece é que todas as casas de steel frame são feitas com aço: as paredes, a laje, ou telhado, todo o esqueleto da obra é feito com esse material. Você já deve ter aprendido em física que o aço é condutor de eletricidade, e no caso das estruturas de steel frame, o esqueleto da construção  funciona como uma “Gaiola de Faraday”.

Isso significa que quando, por exemplo, um raio cai nessa estrutura, a própria estrutura dissipa e leva a energia pro solo, funcionando como um para-raios. E assim como outros tipos de construções, essa “gaiola” só funciona de verdade com o aterramento da estrutura. No meu caso em específico eu esqueci de fazer o quê? Exatamente, eu não aterrei minha estrutura e por isso ela começou a dar micro choques quando tinha tempestades.

Como consertar um erro de elétrica no steel frame?

Mas como consertar o erro e impedir que a estrutura dê choque?

Parece difícil, mas basta apenas pegar um parafuso ou fio de cobre e furar até pegar no aço da nossa estrutura. Esse cabo, que vai estar encostado na nossa estrutura, deve ir até o lado de fora da casa, que precisa ter uma caixa de areia que tenha 1 metro cúbico. Em seguida você deve pegar o fio de cobre e enterrar ele até descer até o fim da areia da caixa. Depois disso, o próximo passo é terminar de passar o fio pela areia e ir para o solo.

E você sabia que isso não acontece só com raios, mas também com a parte elétrica da casa? Inclusive, você precisa ter aterramento no seu quadro de energia.

Outro erro que pode acontecer e você precisa tomar cuidado na parte elétrica da sua casa de steel frame é: todos os perfis de steel frame possuem furos de serviço. Esses furos são usados para passar fiações e tubulações de água e já são pré-definidos quando os perfis são formados. Porém, esses furos, por terem sido cortados, as bordas do corte ficam afiadas e, se você puxar, por exemplo, um conduíte de qualquer forma, ele tende a rasgar e se você não tomar cuidado, suas fiações ficarão expostas ao mesmo corte do conduíte.

Para isso, existe uma solução bem simples que são os protetores de furos de serviço. Se você quer evitar dores de cabeça e problemas com os conduítes, fiações e tubulações, não esqueça nunca de usar esse tipo de protetor no furo, porque tem risco perder a fiação inteira por causa daquele ponto, ou então vai ter que remendar tudo e passar tudo de novo.

Leia também:

Use caixas de luz específicas para esse tipo de obra

O terceiro ponto que você não pode errar: as caixas de luz.

Você pode não saber, mas existe caixa de elétrica específica para drywall e a caixa elétrica específica para alvenaria. Os dois tipos são amarelos, mas a diferença está na aba que a caixa para drywall tem e que na da alvenaria não existe, já que ela é chumbada na parede.

Pode parecer besteira, que as duas caixas são feitas para elétrica, porém no caso do steel frame não é bem assim. O que aconteceu foi que eu tive que colocar a caixinha, prender ela com um cambalacho e ela acabava entrando para dentro da parede. E para piorar o rolo, tive que desenvolver um sistema em que eu pegava uma fita de aço, fazia uma orelhinha, passava em volta da caixinha, fazia outra orelhinha para poder parafusar ela e ela ficar bem fixada no drywall, mas tudo isso deu apenas trabalho e o que eu perdi de caixinha que caía dentro da parede nos buracos, não tava no gibi.

Então, outra dica: não economize. Compre uma caixa específica para drywall. E, se por acaso, você for fazer a sua casa de steel frame, ou uma obra de steel frame, tome cuidado com esses pontos de energia elétrica.

Me siga nas redes sociais: