Se você quer construir com sistemas da construção a seco, estou aqui para te mostrar as vantagens e desvantagens de cada tipo de obra. Primeiro falamos sobre as vantagens do steel frame e agora chegou a vez de falarmos sobre as vantagens do drywall, que é a parte de dentro de uma casa de steel frame.

As vantagens do drywall e de construções de steel frame são muito parecidas, mas nem sempre são as mesmas.

Por-que-usar-drywall-nas-obras-vale-mais-a-pena-que-alvenaria

Veja a seguir:

O drywall em parede interna tem menos peso

O drywall em parede é usado como um sistema de vedação, ou seja, ele não é estrutural e não aguenta sobrecargas como o steel frame. O drywall pode ser usado para fazer paredes ou divisórias em prédios de steel frame ou de concreto, já que seu peso é 6x menor que uma parede de alvenaria.

Uma parede de concreto e tijolo, por exemplo, pode pesar até 165 Kg/m², já o drywall poderá chegar a apenas 25 Kg/m². A redução de carga e sobrecarga nas lajes é muito menor e a redução de concreto pode chegar a 30%, ou seja, tudo isso economia nos materiais.

Usar na parede gera menor volume de carga

Se você vai construir com alvenaria existem diferentes pontos que geram volume na sua obra: caminhão de tijolo, areia, cimento, pedra… o volume de material é grande e necessita de mais mão de obra para descarregar os materais.

Em construções com drywall o volume é muito menor. Por exemplo, se na alvenaria precisa de 3 caminhões para fazer X m² de parede, no drywall você irá precisar apenas de 1 caminhão. A economia começa no frete, na gasolina e na hora do motorista que vai levar os materiais até o canteiro de obras.

Isso tudo é calculado nos custos indiretos de uma obra, também conhecido como BDI.

O sistema permite mudanças de layout

Construir uma parede interna com drywall é uma das possibilidades mais viáveis quando são feitas muitas reformas porque é possível demolir, mudar de lugar, criar novas estruturas sem precisar de muito esforço e quebra quebra.

Uma das melhores vantagens é que essas mudanças geram pouquíssimos resíduos e entulho, então acrescentar uma parede, retirar uma divisória ou criar um cômodo novo se torna muito mais simples e rápido.

Além disso, você consegue ganhar mais espaço quando constrói com drywall uma parede interna. Paredes de alvenaria podem chegar no mínimo a 20 cm de espessura, já as paredes de drywall com perfis de 90 mm, que passam as instalações com facilidade, tem lã de isolamento e placas de fechamento vai ter no máximo 12 cm, ou seja, na alvenaria você perde 8 cm do seu espaço que poderia ser aproveitado de outra forma.

O drywall na parede ajuda na passagem de instalações

As instalações em parede de drywall são feitas por dentro das estruturas, então as tubulações de água, fiação elétrica, dutos de ar condicionado e esgoto podem ser instaladas com mais facilidade.

Em uma casa de alvenaria, as paredes são construídas e depois de estruturadas o pedreiro vai quebrando os locais por onde as instalações irão passar, instalam as tubulações e depois finalizam com reboco e chapisco. Então, caso a altura e o local tenham ficado errados, é preciso recomeçar o processo.

Já com o drywall como parede, por ser uma estrutura “oca”, as instalações podem ser revisadas com mais detalhes já que esse processo é feito antes de finalizar as paredes com as placas de fechamento. E no futuro, caso haja algum problema ou precise de manutenção, basta desaparafusar as placas e depois parafusar todas novamente, não precisa de quebra quebra.

CONHEÇA MEU CURSO DE DRYWALL PRÁTICO: