As pessoas sempre estão me perguntando sobre patologias em obras de Steel Frame, um dia me fizeram uma pergunta que eu achei hiper interessante, “Helena, qual o caminho para resolver um problema de tratamento de juntas quando a parede já está pintada”?

Eu achei essa questão tão importante e interessante que eu trouxe para vocês e vou tirar essa dúvida agora!

Eu sou a Helena, mas conhecida como Dama do Gesso. Estou há mais de 13 anos no mercado da Construção à Seco, eu participei de várias obras, uma delas foi a Torre de TV na Cidade Olímpica. Faturei mais de R$100 milhões em obras antes dos meus 30 anos. 

Eu vejo isso sempre acontecer e é um inferno! Eu posso falar que 90% das patologias, dos problemas que acontecem em uma obra de Steel Frame são na fachada. Você tem noção do que é isso? São na fachada!

Lá na minha imersão eu falo muito sobre isso. Na imersão, o último dia é só sobre fachada. Porque, cara, os problemas acontecem na fachada.

Mas, por que acontece? É muita placa? É muita composição? É muito material?

É muito sistema de acabamento, e isso acaba confundindo as pessoas. Você não tem noção!

E aí as pessoas acabam fazendo confusão. Além que a grande maioria tem preguiça de pesquisar no manual, no catálogo. Se todo mundo lesse os manuais, os catálogos, tudo bonitinho, seria menos complicado. Mas não é o que acontece.

Mas a questão do problema numa fachada é: ela pode estar desnivelada.

E o que você deve fazer?

Primeira coisa, você tem que descobrir qual o problema da sua fachada. Esqueceram a junta de dilatação entre as placas? Esqueceram a junta sistêmica? Esqueceram o primer? O que está acontecendo? Então o primeiro ponto é descobrir o que está acontecendo.

Aí sim você vai tentar resolver aquele problema. 

Se é problema de junta, abre as juntas na makita. Vai cortando, não tem o que fazer. Está com problema porque não passaram as etapas todas do sistema, a fita está descolando, placa está embargando. Ou então fez a fachada no sol, ela secou muito rápido e está toda desnivelada. Pode acontecer.

Primeiro, você descobre qual foi o problema. Segundo, tenta resolver ele. 

Esqueceram a junta? 

Corta na makita a junta, faz as juntas e depois faz o tratamento de novo, não tem como.

Agora, tem sistema descolando? Cara, fita descolando é um inferno. Lamento informar, mas você vai ter que arrancar o fitamento mesmo com a parede trincada. Cara, é um inferno. Arranca o tratamento, depois que você arrancou, tenta aproveitar as placas no máximo possível. Mas passa sempre o primer, a base, a membrana protetora. 

Cada fabricante tem um nome, eu fico me confundindo. Mas passa sempre a base na parede. 

Os materiais têm que ter aderência entre um e outro. Você tem a placa, passa primer. Depois vai o sistema de acabamento. Passou? Acabou o sistema de acabamento? Antes de pintar, passe primer de novo. E depois, por último, pintura.

Primer é o que dá aderência entre um material e outro e garante que eles grudem um no outro. Tem muita gente que economiza isso, porque fala: “Ih, esse primer é uma água suja”, porque é uma água branca. Você fala: “Cara, vou passar essa água suja, coisa horrorosa”.

Mas é importantíssimo, porque ele garante aderência entre um material e outro e é isso que você não tem normalmente.

Então fica a dica para você! 

Agora, já está pintada? Busca o problema e tenta solucionar, não tem como. Fica essa dica para você!

Se for junta, corta a junta. Se for sistema de aderência entre os acabamentos, arranca. Se foi porque secou direto, passa primer e tenta nivelar com outra camada de acabamento por cima. Pega essas dicas para você.

Resolve o problema e depois pinta de novo!

Mas primer e junta dilatação é o básico. Esse é o mais baixo que você vai fazer e você vai estar solucionando o problema. Fechou?

Se você curtiu essa dica, se liga na dica que eu vou te dar agora.

Quer entrar para o ramo da construção à seco, mas não sabe como oferecer seu produto ao seu cliente? Conheça o nosso curso O BOOM DO STEEL FRAME.

Aprenda quais são as 20 táticas que me ajudaram a alavancar com meus negócios, me possibilitando ter mais de R$100 milhões em obras antes dos meus 30 anos.

Clica no link aqui embaixo para mais informações.

Saiba mais sobre o BOOM do Steel Frame

Me siga nas redes sociais:

Veja mais conteúdos sobre steel frame
Siga nosso instagram sobre steel frame
Conheça nossa página no Facebook