Qual o CUSTO de montar sua PRÓPRIA FÁBRICA de Steel Frame?

As pessoas têm muita curiosidade de como seria montar uma fábrica de Steel Frame, sempre tem aquele que me pergunta “Qual seria o custo, em média, para montar uma pequena fábrica?”

Eu vou te falar por experiência própria, porque a minha família tem uma fábrica, a GypSteel.

Ter uma fábrica de perfil, não é fácil.

Não é só o custo da máquina. É processo, funcionário, é gerente de produção, é manutenção.

A máquina é pior do que carro. Sabe, que você tem que fazer aquela revisão do carro? Cara, a máquina é bem pior.

Uma dica: só monte uma fábrica se você tem experiência com fábrica. Porque se você não tem experiência com fábrica, dá uma dor de cabeça. Só te digo isso.

Agora, o que acontece? O custo da fábrica de steel frame pode variar muito por causa disso:

Nós temos máquinas importadas. No caso, lá nós temos a máquina da Framecad, é uma máquina neozelandesa, na nossa fábrica da GypSteel.

Hoje em dia ainda é novo, mas não é muito recente. Temos também indústrias brasileiras que fabricam máquinas de Steel Frame. Então já temos hoje em dia máquinas nacionais.

Essas máquinas nacionais são um pouco mais baratas. Hoje em dia eu não sei, para ser bem sincera, quanto está custando uma máquina nacional. Não faço nem ideia. Mas depois vou até fazer uma pesquisa.

Mas a máquina é importada, coisa de milhão de dólar. Lamento acabar com os sonhos de quem quer montar uma fábrica assim do nada. Não adianta só comprar a máquina, você tem a máquina e depois tem a manutenção, tem a garantia, tem software, são muitas coisas.

Cara, o quanto que eu apanhei na cabeça para aprender mexer no software da máquina. Porque as máquinas de perfil engenheirado, são com sistema CNC. Você tem que aprender a mexer no sistema CNC dele. Não é fácil. Você precisa de alguns milhões para montar uma fábrica. Não é simples assim.

Agora, se você tiver esse dinheiro, o que eu recomendo fortemente que você faça é: procure um consultor industrial, se você já não for industrial. Não sei se você é da área industrial. Procure um consultor industrial que te ajude a fazer.

Depois da gente estar com essa fábrica de steel frame montada, a gente descobriu que existem consultores industriais.

Peça para ele te ajudar na parte do layout, organização, processo, sistema, até dimensionamento de quantas pessoas você vai precisar na sua indústria. Isso vai fazer toda a diferença, tá certo?

Toma cuidado, porque tem cada vez mais indústrias no Brasil. Eu conheço fábrica no Nordeste, no Norte, no Sul, Sudeste. Cara, já tem muita fábrica por aí.

Veja se o volume que você tem justifica você montar uma fábrica ou não. Eu acho isso importante. Tem muita gente que acha que é só montar fábrica e está tudo bem. Não é só a fábrica, tem as vendas dos perfis, a área de dimensionamento de projeto, área de engenharia, que você vai estar precisando.

Então busca ver se você tem volume necessário para isso. Inclusive eu conheço diversos vendedores de máquina que falam para as pessoas, elas mesmas orientam, porque depois elas veem um cliente frustrado. Ninguém quer um cliente frustrado.

Inclusive a própria Framecad pergunta: “qual o seu volume para justificar você ter uma máquina? Tem certeza que você quer?”

Porque, não é igual em uma loja de conveniência que você compra algo, não gosta e vai e devolve. Não é assim normalmente. Isso é importante, tenha isso na sua mente, essa conscientização dentro de você.

Você está preparado? Você tem volume? Você tem mercado? Você tem cliente? Faça essa pesquisa sempre antes.

Fez? Você tem cliente, você tem mercado, você tem perspectiva de crescimento, você tem poder de compra, até compra de aço? Porque, cara, aço é um inferno. Não sei se você sabe, mas, em siderúrgica, aço é à vista. Nem é à vista, é antecipado.

Você compra a bobina para depois ajeitar, para depois enfiar na máquina. Aí você paga 30 dias antes pelo aço que você vai estar rodando, e quase todas as indústrias são venda faturada, para estar recebendo 30, 60 dias depois.

Então você tem um problema de fluxo de caixa absurdo. É sério, indústria não é fácil! Não é simples. Não ache que você vai pegar e vai montar.

Imagina se você tem uma fabriquinha dessas de placa de gesso 3D. Isso já dá um trabalho! Imagina a de perfi!

Pare, pense e analise.

Primeira dica, analisa se você tem mercado, se tem potencial de crescimento, se você tem força comercial, se você tem fluxo de caixa, se você pode ter esse desembolso do fluxo de caixa entre você pegar o aço e consegui receber do cliente, depois pega um consultor e monta a sua fábrica de steel frame.

Deixe seu comentário

Sobre a Dama

Com mais de 12 anos de experiência em construção a seco, Helena Rodrigues – mais conhecida como Dama do Gesso – é uma das pioneiras em obras de grande porte feitas com o sistema Steel Frame e Drywall.

Posts Recentes

Siga-nos

Vídeo em Destaque

Sign up for our Newsletter

Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit