Por Dama do Gesso | Especialista com mais de 13 anos de experiência em Grandes Obras de Steel Frame e Drywall

As pessoas me perguntam muito sobre como funciona o sistema de pintura e acabamentos em Drywall.

Hoje eu resolvi vir falar com você um pouquinho sobre esse sistema e mostrar para você que ele não é nenhum monstro de sete cabeças como as pessoas dizem.

Acabamentos em Drywall

Bem, eu já vi em obras muitas confusões, onde as pessoas sempre tentam colocar a culpa em cima de um de outro. O pintor põe a culpa no montador de Drywall, e vice e versa. E com isso, o Drywall não fica pintado direito e no final ninguém assume a responsabilidade do trabalho mal feito.

Há sim erros que são de responsabilidade de quem monta e outros por parte de quem cuida do procedimento de pintura.

Mas qual o CUIDADO que se deve ter?

Então, um dos principais cuidados que tem que se ter na hora que for emassar o painel é não deixar que a massa ter torne um “caroço” e muito menos deixar que falte massa no acabamento.

É importante saber que o sistema passa por três etapas de acabamento:

1º Massa da base.
2º Massa que arremata a fita.
3º Massa que abre a junta.

Além disso serão utilizados três tipos de espátulas: de 20cm, 25cm e 30cm.

UMA PERGUNTA, você sabe por que tem que se utilizar esses tipos de espátulas?

A resposta é a seguinte, é NECESSÁRIO fazer o arremate com as três larguras de espátulas, para que as juntas fiquem bem abertas e não haja esse “caroço” de massa e estrague os acabamentos em Drywall.

Uma dica que é muito importante é que se ficar esse “caroço”, o pintor não conseguirá-lo na lixa, tendo assim falhas no seu acabamento final.

Outra dica que te passo é que DEPENDENDO do tipo de acabamento que for feito no DRYWALL, não haverá necessidade de usar massa corrida.

Mas e o SELANTE, eu devo usar ANTES ou DEPOIS da pintura?

Tá gostando do conteúdo? Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse o vídeo no nosso do youtube no link abaixo

Como calcular o custo direto de uma obra em Steel Frame para não haver gastos desnecessários?

ATENÇÃO!!!!!!!

É ESSENCIAL que se passe o selante nessa transição da montagem do Drywall para a pintura. O pintor não pode em hipótese alguma passar a massa corrida diretamente no papel do Drywall, pois o selador vai fechar os poros do papel cartão e unificar as superfícies.

O tempo de secagem do selador é de 4 horas e logo depois você pode passar a massa corrida, sem danificar a superfície. Já o tempo de secagem da massa corrida está em torno de 24 horas.

Essa dica é muito importante para que não haja gasto de dinheiro desnecessário e para que tenha uma economia no trabalho também.

É FUNDAMENTAL QUE HAJA O TEMPO DE ESPERA ENTRE AS SECAGENS DAS DE MÃOS DURANTE A PINTURA. POIS SE NÃO HÁ ESSE TEMPO DE ESPERA, A PAREDE PODERÁ FICAR MANCHADA. NAS LATAS DAS TINTAS VEM INDICANDO O TEMPO DE SECAGEM, GERALMENTE É DE 4 HORAS.

Lista VIP no Whatsapp

E no lixamento, como posso fazer?

É comum que as pessoas lixem os painéis de Drywall com a mão ou com toquinhos onde enrolam a lixa, porém essa prática pode danificar a parede, deixando lugares mais lixados que outros. O ideal é que tenha na hora uma base de lixamento manual que são vendidas em qualquer casa de material de construção.

Você terá menos trabalho, pois essas bases abrangem uma área maior para lixamento, economizando tempo também, ficará uma coisa mais uniforme e mais bem acabada.

Espero que vocês tenham gostado das dicas e me digam se vocês estão colocando em prática esses acabamentos em Drywall.

Se você gostou desse artigo e se interessou muito sobre drywall e quer ter mais conhecimento na área, se liga na dica master que eu vou te dar.

Sabia que a gente oferece um curso de Drywall? Pois é! No nosso curso ministrado na loja da nossa empresa parceira, localizado em Ramos – RJ na Avenida Brasil. 

Lá você vai aprender sobre:

Introdução do sistema: vai conhecer os componentes e materiais usados.

Instalação e montagem: vai saber sobre as instalações das guias e montantes.

Plaqueamento: vai ver o modo correto para instalação das placas e muito mais!

Se você quiser saber mais informações sobre o curso de Drywall – Teto e Parede, clique no link e abaixo e saiba como garantir a sua vaga.

Aprenda a fazer acabamentos em Drywall

Assista também:

Essa foi a dica de hoje! 
Espero que vocês tenham aproveitado cada informação. Semana que vem tem mais!!

Até a próxima!
Beijinhos.

Siga nossas redes sociais:

Visite nosso facebook
Visite nosso instagram
Se inscreva no meu canal do YouTube