Detalhes sobre estruturas de telhados feitos com sistema steel frame

A estrutura de um telhado com sistema steel frame pode ser extremamente resistente, e ao contrário do que muitas pessoas acham, ela não voa de forma alguma, sendo um tipo de estrutura muito superior a qualquer estrutura de madeira ou de aço pesado que você está acostumado a encontrar no mercado convencional.

Qual a função da estrutura do telhado de steel frame?

Assim como outros tipos de estrutura de telhados, que não têm apenas a função de cobrir o espaço, mas tem também a função de estabilizar as paredes, o telhado de steel frame também é calculado e dimensionado, fazendo uma análise global de toda estrutura em que todas as peças se conectam e juntas criam uma estabilidade.

Uma das maiores vantagens que existem em obras com o sistema steel frame é que elas são extremamente otimizadas exatamente por causa disso: todos os componentes são levados em conta e se conectam para trabalharem em conjunto, ou seja, todos os materiais e os elementos serão utilizados o mais otimizado possível.

Uma coisa interessante que você precisa saber é que existem diversos tipos de solução para estrutura de telhados com sistema steel frame e essas soluções podem ser treliças ou tesouras, painel, vigas, retas, com banzo superior, com banzo inferior etc. E esse é um detalhe que não se encontra em outros sistemas construtivos, já que a grande maioria dos outros sistemas usam apenas a opção de treliça ou tesoura.

Um dos cuidados mais importantes é verificar a solicitação, os esforços e o carregamento que aquela estrutura terá, como por exemplo, o peso da telha, o peso do forro, o peso das instalações elétricas, hidráulicas, de exaustão, e aquelas cargas de segurança para quando forem feitas manutenções no telhado.

Esse tipo de telhado precisa de reforços?

Mas por que o telhado tem que ter reforços a mais?

Exatamente por causa do carregamento. Quando falamos de paredes de steel frame, existe uma carga axial de compressão, já quando falamos de um painel de telhado, existe a flexão dos perfis, por isso é completamente diferente. 

E na maioria dos telhados em painel, os perfis são usados um de costas para o outro (perfil H”zinho”/sessão composta) e você precisa garantir que esses dois perfis trabalhem juntos. Essa garantia de trabalho em conjunto é feita com o aparafusamento a cada 20 cm em zigue-zague, por dentro do perfil. Dessa forma, o painel fica extremamente rígido.

O que sempre vai definir qual o tipo de perfil para telhado que você vai usar vão ser esses esforços, esses carregamentos e, principalmente a força de sucção do vento, que pode deformar e torcer a estrutura.

No caso da força do vento, existem soluções como diagonais e travamentos em K-bracing, que ajudam o telhado a não torcer durante a estabilização dele.

O uso de cantoneiras nos telhados

Outro cuidado muito importante nas estruturas de telhado com sistema steel frame é: usar cantoneiras. Para isso você pode usar pedaços de guias, de perfis cortados e sobras e cortar várias cantoneiras para quando for conectar o painel de telhado  com o painel da parede.

Independentemente das soluções disponíveis, o cálculo estrutural é o que vai definir isso tudo. E o pulo do gato é: se você está fazendo um telhado e viu que está faltando a conexão dos elementos com a parede, fica ligado, porque isso faz total diferença na estabilização da sua obra.

Leia também:

Me siga nas redes sociais: