telhado de steel frame

O segredo das estruturas de telhado de steel frame perfeitas

Telhados de steel frame possuem alguns segredos em seu funcionamento, tanto para telhas, isolamentos, impermeabilização e estrutura. E esses pequenos segredos são feitos com base na metodologia 3×3, onde o sistema de telhado é dividido em 3 partes: estrutura, acabamento e fechamento.

A estrutura de um telhado de steel frame é feita com perfis de aço. No caso dos fechamentos, essa estrutura pode receber qualquer tipo de telha (desde que isso esteja dimensionado no projeto) e também existem alguns acabamentos especiais para esse tipo de sistema.

E o maior segredo dos telhados de steel frame está na parte de ACABAMENTO do telhado.

O que são os acabamentos para telhado de steel frame?

No acabamento é considerado, muitas vezes, o isolamento termoacústico que você estará usando ou uma proteção superior das suas estruturas. E um dos materiais, caso você vá fazer um telhado de steel frame, que faz total diferença em uma obra é o Foil de Alumínio, que é colocado entre o ripamento do telhado e as telhas.

E pra que ele serve?

O Foil de Alumínio tem funções bastante parecidas (mas não iguais) com as da membrana de vapor utilizada na extensão de uma casa de steel frame. E o fato de uma membrana de vapor não poder ser instalado em um telhado, por exemplo, o foil de alumínio é um papel plastificado e metalizado, uma mistura de plástico, alumínio e papel e que possui a função de isolamento térmico.

Por exemplo, se você for fazer ambientes como aqueles iguais aos filmes americanos, com o teto inclinado, e a sua preocupação é que o telhado, que pega sol o dia inteiro, vai deixar um ambiente interno da casa insuportavelmente quente, com o foil de alumínio isso não acontece. Mas por quê?

O primeiro ponto é que com a metodologia 3×3 você tem diversas opções de solução para um telhado e, nesse caso, você pode optar entre telhas térmicas ou não, e compensar o baixo desempenho de isolamento da telha com um material como o foil.

Para quê serve o foil de alumínio na obra?

O Foil de Alumínio tem propriedade reflexiva, ou seja, ele reflete o calor e não deixa que ele passe para dentro da estrutura e dos ambientes. Mas lembre-se que o material não isola completamente o calor, mas boa parte dele. Você pode verificar o percentual de isolamento que geralmente é descrito no manual do próprio material.

Mas e se você ler o manual e achar que o desempenho térmico é pouco para o que você deseja? Melhor ainda! Se você souber todos os passos da metodologia 3×3 vai descobrir que é possível criar conjuntos de materiais como, por exemplo, usar o foil de alumínio junto com uma lã de vidro e isso vai ajudar a isolar melhor sua estrutura de telhado de steel frame.

Todo o desempenho para um telhado perfeito de steel frame depende do cálculo da carga térmica que você ou seu cliente desejam. 

E para melhorar, o foil possui outra função incrível: ele evita que hajam vazamentos dentro da sua casa, pois ele é impermeável. É muito comum que, às vezes, na fixação de um telhado, algum furo do parafuso fique largo, ou então a borrachinha preta do parafuso se desfaça ou rasgue e isso possa criar locais por onde a água entre na telha, mas o foil de alumínio ajuda a prevenir, caso venha a acontecer algum tipo de vazamento.

Como é feita a instalação?

O foil começa a ser instalado pela parte inferior da estrutura do telhado e vai sendo instalada assim, de baixo para cima na estrutura. Para não haver vazamentos, as folhas de foil são sobrepostas entre 10 cm a 15 cm.

Dessa forma, se houver alguma infiltração na parte de cima do telhado, a sobreposição das camadas vai fazer com que a água escorra para baixo e não se infiltre na estrutura. Um dos maiores erros de quem faz um telhado de steel frame é colocar o foil mas não fazer a sobreposição ou então começar colocando o foil de cima para baixo, sendo que ele precisa ser colocado no sentido transversal do telhado.

Todo o procedimento de instalação vem descrito nos manuais, então leia sempre antes de criar algum problema. O mais importante sobre os manuais é que se você lê e não entende o porquê do fabricante estar falando pra fazer daquela forma e diz que vai fazer da forma mais fácil, isso por si só já está sendo errado.

É muito importante você entender e estudar as orientações para você seguir. O fabricante desenvolve um produto e uma solução e ele dá orientações, e essas orientações existem por algum motivo. Nenhum fabricante é maluco de desenvolver um produto que vai dar problema, porque ninguém quer isso.

Então pega a dica: o foil funciona como barreira da água e é isolante térmico para o telhado de steel frame, e ele tem essas duas vantagens que eu acho que são excelentes e fazem toda a diferença na sua obra.

Leia também:

Me siga nas redes sociais: