Tudo que você deve saber sobre as fachadas de steel frame e ninguém te mostra

Tudo que você deve saber sobre as fachadas de steel frame e ninguém te mostra

Ninguém do mercado te mostra de perto como funcionam as fachadas de steel frame, mas aqui na Dama do Gesso eu vou te mostrar todos os mínimos detalhes sobre estrutura, fechamento, fachada, laje, telhado, parafuso, conexão e perfil.

O primeiro detalhe sobre casas de steel frame: a fachada

Por fora de uma casa feita com o sistema do steel frame, o primeiro elemento a ser analisado são as famosas fachadas. A fachada é toda a parte externa de uma parede em construção, ou seja, é a parte que mais recebe intempéries como vento, sol e chuva.

No caso das fachadas de steel frame, existem no mercado alguns tipos de fechamentos, que são placas que cobrem e protegem a estrutura, e existem sistemas específicos de acabamento para cada tipo de placa escolhido. 

Algumas opções de conjuntos para esse tipo de sistema de fachadas de steel frame são:


  • Placas cimentícias.
  • Placas cimentícias em conjunto com a OSB.
  • Placas Glass Mat Sheating.
  • E algumas outras que ainda não existem no mercado brasileiro, mas que podem ser importadas.

90% das patologias de uma obra vêm das fachadas

Um dos muitos cuidados que você deve tomar ao executar fachadas são as placas.

As fachadas englobam mais de 90% dos problemas nas obras de steel frame, e um dos motivos para isso acontecer é a estrutura a cada 40 cm. Isso quer dizer que os perfis da parede, de eixo a eixo, estarão dispostos a cada 40 cm. 

Cada placa possui especificações distintas com relação à espessura. Por exemplo, a placa de gesso com fibra de vidro precisa ter no mínimo 12,5 mm de espessura ou o máximo de 15 mm (não se deve trabalhar com placas mais finas do que isso). Quanto às placas cimentícias, elas podem ser trabalhadas de formas diferentes, variando entre espessuras de 10 mm a 12 mm, apesar de por experiência própria eu preferir a de 12 mm.

Já quando trabalhamos com as placas cimentícias em conjunto com a placa OSB, alguns poucos fabricantes permitem que você diminua a espessura da cimentícia, mas a maioria deles não recomenda espessuras abaixo de 10 mm. Portanto, antes de instalar a placa cimentícia em cima da OSB na sua fachada, tome esse cuidado e sempre verifique as orientações do fabricante.


Leia também!

Conheça os verdadeiros detalhes sobre lajes de steel frame
Saiba como escolher o melhor tipo de laje para seu projeto de steel frame
Steel frame pode alcançar vãos livres de até 32m


Outro detalhe importante para quando você for trabalhar com a placa cimentícia junto com a OSB, é que a placa OSB precisa ser a de 11.1 mm. Existem no mercado as placas de 9,5 mm, 11.1 mm, 15 mm e 18 mm. A placa de 9,5mm deve ser utilizada somente em áreas internas, para fachadas a única placa que deverá ser usada é a de 11.1 mm.

Um ponto interessante é que a placa de gesso com fibra de vidro não precisa de junta de dilatação entre as placas,  já as placas cimentícias e a placa OSB precisam, e essa junta é normalmente de 3 mm. Então, se a primeira camada da fachada de steel frame for com OSB você vai deixar 3mm, e na segunda camada, caso você use a cimentícia, você vai deixar 3mm também. O mesmo vale para caso você for trabalhar somente com a cimentícia, você deve utilizar, novamente, 3mm.

Você precisa tomar todos esses cuidados com a sua fachada de steel frame, e todos os detalhes precisam ser feitos de acordo com o fabricante e com as especificações que ele dispõe nos manuais dos produtos. Isso acontece porque temos diferentes placas cimentícias, com diferentes tipos de processos de fabricação  (temos placas autoclavadas, prensadas, monolíticas, e por aí vai).

Então, antes de fazer o seu fechamento, tome cuidado com tudo isso. 

Aprenda a fazer 3 tipos de fachadas na prática

Aprenda a construir uma casa de Steel Frame com tamanho real em apenas 3 dias com o método comprovado por mais de 350 alunos de todo o Brasil!

Você aprenderá a montar uma casa de 84m² com: ​​​​

  • 2 pavimentos​
  • 2 sistemas de laje
  • 2 soluções para telhados
  • Sistema de escada​
  • Laje em balanço​
  • Diversos tipos de soluções para fachadas